
“Uma lição de vida e de amor ao mar”. Foi assim que o Comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, definiu a trajetória do velejador Aleixo Belov durante palestra realizada no dia 9 de fevereiro no auditório do Com2ºDN. O evento realizado pela Sociedade Amigos da Marinha de Salvador (SOAMAR-Salvador) abordou a sua última expedição: a Passagem Noroeste.
Ao longo da palestra, enquanto era exibido um vídeo da jornada, Belov relembrou o processo de cinco anos de preparação, as adaptações realizadas no veleiro “Fraternidade” e os desafios enfrentados para conseguir vencer a travessia. Além das belas paisagens e momentos de grande felicidade, o filme também mostrou momentos de tensão.
Um desses momentos foi quando o veleiro atravessou o Estreito de Bering, onde a tripulação podia ver o Alasca por Boreste (à direita) e a Sibéria por bombordo (à esquerda). “Como já sabíamos que havia muito gelo em Barrow, fomos mais devagar, confiando que ele iria derreter. Porém, o degelo da região retrocedeu e, em alguns momentos, o ‘Fraternidade’ teve de ser preso aos blocos de gelo à deriva, esperando o momento ideal para a navegação continuar em frente, em meio ao mar congelado”, destacou Belov.
O evento contou, também, com a presença do Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, do Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, do Vereador Maurício Trindade, do Presidente da SOAMAR-Salvador, Henrique Gonçalves Trindade e amigos da Marinha.
A Passagem Noroeste
Em 2022, após percorrer mais de 20 mil milhas náuticas (cerca de 36.000 km) cruzando a Passagem Noroeste, a tripulação comandada por Aleixo Belov foi a primeira com bandeira do Brasil a completar a travessia pela região, cruzando estreitos acima do Círculo Polar Ártico.
A aventura durou nove meses e cumpriu a tradição do velejador de partir e retornar do cais do Com2ºDN. A tripulação passou por Natal (RN), no litoral brasileiro, e pelo Caribe, Panamá, Havaí, Canadá, Alaska, Groelândia e arquipélago de Açores, um território autônomo de Portugal.
Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Vitor Dagne de Campos