08/07/2024 - Capitania dos Portos da Bahia participa de simulação do Tanque de Provas da USP

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlhéus) acompanharam, entre os dias 3 e 5 de julho, a realização de simulações, em tempo real, de manobras de navios no Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo foi avaliar a viabilidade das obras de implantação do Terminal da empresa Bahia Mineração (BAMIN), que integra o novo Porto Sul, localizado em Ilhéus (BA).

 

Os estudos e simulações foram coordenados pelo Professor Eduardo Tannuri, enquanto as simulações de manobras, supervisionadas pelo Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, contaram a participação de representantes da DelIlhéus, do Corpo Técnico da USP, das empresas BAMIN, UMI SAN, Wilson Sons rebocadores e Praticagem da Bahia.

Durante as simulações, foi analisada a viabilidade das manobras com os navios-tipo "Wozmax", de 330 metros de comprimento, destinados à operação no berço do novo terminal, que será destinado ao escoamento da produção de minério de ferro. Foram consideradas as alternativas de acesso para os navios e de bacias de evolução para giro e aproximação final, levando em consideração a influência das condições ambientais predominantes, tais como marés e correntes marítimas peculiares na região.

 

Data: 
segunda-feira, Julho 8, 2024