03/06/24 - GptFNSa realiza adestramento de resposta a emergências nuclear, biológica, química e radiológica

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa) conduziu, no dia 28 de maio, o adestramento semestral da Equipe de Resposta a emergências Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqpRspNBQR). O GptFNSa é a Organização Militar líder para esse tipo de ação na área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN).

O adestramento ocorreu de forma teórica e prática, sendo abordados os pontos previstos em portaria do Estado-Maior da Armada, tais como: atualização das diretrizes para o acionamento e emprego da equipe; exercício de simulação com a montagem de Estação de Descontaminação; e deslocamento da equipe de reconhecimento NBQR em Medidas Operativas de Proteção Preventiva.

Participaram do exercício os militares componentes da EqpRspNBQR-Com2ºDN das diversas Organizações Militares do Com2ºDN, com o propósito de manter o Distrito Naval pronto para reagir em situações de emergências dessa natureza, no contexto das Operações Navais, das Atividades de Emprego Limitado da Força e das Atividades Benignas, tais como desastres ambientais e operação humanitária.

 

Data: 
segunda-feira, Junho 3, 2024