Reserva Naval

Atendimento ao público

 

Em breve o atendimento ao público também será feito on-line.

 

Este sistema foi desenvolvido para melhor atender aos nossos Reservistas Navais que venham necessitar dos Serviços do Departamento de Recrutamento e Reserva Naval, abaixo listados:

 

DOCUMENTOS EMITIDOS PELO DEPARTAMENTO DE RECRUTAMENTO E RESERVA NAVAL

- Certidão de Tempo de Serviço (CTS);

- Certidão de Serviços de Guerra (CSG);

- Certificado de Reservista;

- Atestado de Desobrigado; e

- Autorização de Uso de Uniforme pelos veteranos em cerimônias.

 

Para mais informações sobre Reserva Naval, ligue para o telefone: (21) 2104-4018.

 

Clique aqui para solicitar documentos.

 

Apresentação obrigatória de cópia e originais de documentos para a requisição de serviços como:

 

a) Certidões de Tempo de Serviço e de Guerra:

- Documento de Identidade (obrigatório); preferencialmente, que comprove naturalidade;

- Comprovante de residência: somente luz, gás, água ou declaração de residência conforme modelo oferecido no endereço eletrônico: www.marinha.mil.br/com1dn.

- Telefone e e-mail de contato (se possuir);

- Caderneta-Registro ou Guia-Registro (se possuir);

- Procuração com firma reconhecida (se não for o próprio);

- Cadastro de Pessoa Física (CPF); e

Caso seja a Viúva ou a Filha:

- Certidão de casamento/nascimento;

- Carteira de identidade do ex-militar (se possuir); e

- Certidão de óbito do Titular (obrigatório).

 

b) Certificado de Reservista:

- Documento de Identidade (preferencialmente, que comprove naturalidade);

- Cadastro de Pessoa Física (CPF);

- Comprovante de residência: somente luz, gás, água ou declaração de residência conforme modelo oferecido no site ou no próprio local de atendimento;

- Telefone e e-mail de contato (se possuir);

- Caderneta-Registro ou Guia-Registro (se possuir);

- Procuração com firma reconhecida (se não for o próprio);

- Boletim de Ocorrência (BO) (se for o caso); e

- Comprovante de pagamento de multa militar (se for o caso).

 

c) Uso de Uniforme:

- Documento de Identidade (obrigatório);

- Comprovante de residência: somente luz, gás, água ou declaração de residência conforme modelo oferecido site ou no próprio local de atendimento;

- Telefone de Contato; e

- Requerimento conforme modelo oferecido no site ou no próprio local de atendimento.

 

Observações:

1 - Na falta de quaisquer dos documentos obrigatórios, não será aceito o requerimento;

2 - Somente poderão solicitar documentos no Departamento de Recrutamento e Reserva Naval, os requerentes “em dia” com suas obrigações militares e residentes na área de jurisdição do Comando do 1o Distrito Naval; e

3 - Somente o próprio solicitante poderá retirar o Certificado de Reservista no Departamento de Recrutamento e Reserva Naval.