Atendimento ao público
O atendimento ao público pode ser de forma presencial, por contato telefonico ou também on-line clicando no link abaixo:
Este sistema foi desenvolvido para melhor atender aos nossos Reservistas Navais que venham necessitar dos Serviços do Departamento de Recrutamento e Reserva Naval, abaixo listados:
DOCUMENTOS EMITIDOS PELO DEPARTAMENTO DE RECRUTAMENTO E RESERVA NAVAL
- Certidão de Tempo de Serviço (CTS);
- Certidão de Serviços de Guerra (CSG);
- Certificado de Reservista;
- Atestado de Desobrigado entre outros; e
- Autorização de Uso de Uniforme pelos veteranos em cerimônias.
Para mais informações sobre Reserva Naval, ligue para o telefone: (21) 2104-6150 e (21) 2104-6152, nos horários de 09h as 11h e de 13h as 15h .
Clique aqui para solicitar documentos.
Apresentação obrigatória de cópia e originais de documentos para a requisição de serviços como:
a) Certidões de Tempo de Serviço e Certidão de Serviço de Guerra:
- Documento de Identidade (obrigatório); preferencialmente, que comprove naturalidade;
- Comprovante de residência: somente luz, gás, água ou declaração de residência conforme modelo oferecido no endereço eletrônico: www.marinha.mil.br/com1dn.
- Telefone e e-mail de contato (se possuir);
- Caderneta-Registro ou Guia-Registro (se possuir);
- Procuração com firma reconhecida (se não for o próprio);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
Caso seja a Viúva ou a Filha:
- Certidão de casamento/nascimento;
- Carteira de identidade do ex-militar (se possuir); e
- Certidão de óbito do Titular (obrigatório).
b) Certificado de Reservista e Atestados diversos:
- Documento de Identidade (preferencialmente, que comprove naturalidade);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência: somente luz, gás, água ou declaração de residência conforme modelo oferecido no site ou no próprio local de atendimento;
- Telefone e e-mail de contato (se possuir);
- Caderneta-Registro ou Guia-Registro (se possuir);
- Procuração com firma reconhecida (se não for o próprio);
- Boletim de Ocorrência (BO) (se for o caso); e
- Comprovante de pagamento de multa militar (se for o caso).
c) Uso de Uniforme:
- Documento de Identidade (obrigatório);
- Comprovante de residência: somente luz, gás, água ou declaração de residência conforme modelo oferecido site ou no próprio local de atendimento;
- Telefone de Contato; e
- Requerimento conforme modelo oferecido no site ou no próprio local de atendimento.
Observações:
1 - Na falta de quaisquer dos documentos obrigatórios, não será aceito o requerimento;
2 - Somente poderão solicitar documentos no Departamento de Recrutamento e Reserva Naval, os requerentes “em dia” com suas obrigações militares e residentes na área de jurisdição do Comando do 1o Distrito Naval;
3 - Somente o próprio solicitante poderá retirar o Certificado de Reservista no Departamento de Recrutamento e Reserva Naval; e
4 - O antendimento ao público é realizado de 2ª a 6ª feira, presencialmente das 8h30 as 11h30 e por telefone das 09h as 11h e 13h as 15h.