Visita do Presidente da ANATEL à Estação de Monitoramento de Satélites Geoestacionários

A Estação de Monitoramento de Satélites Geoestacionários (EMSAT), instalada nas dependências da Estação Rádio da Marinha no Rio de Janeiro (ERMRJ) recebeu a visita do Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Sr. Juarez Quadros do Nascimento, em 31 de agosto. A comitiva foi recepcionada pelo Comandante do 1º Distrito Naval, o Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, e pelo Comandante da ERMRJ.

Projetada e instalada por iniciativa da ANATEL em parceria com a Marinha do Brasil, a aquisição dessa Estação, em 2014, teve como fator motivador a realização de grandes eventos que iriam ocorrer no País, cuja comunicação via satélite seria amplamente utilizada. Dentre eles podemos destacar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

A Estação será usada pela Agência em diversas atividades, incluindo a pesquisa de interferências nas comunicações satelitais e a geolocalização da fonte interferidora. A utilização dessa ferramenta, que tem aplicações diretas na garantia da segurança das comunicações e dos interesses nacionais, poderá vir a ser aproveitada tanto no âmbito da MB, bem como estendida às demais Forças Armadas.