NAVIO-PATRULHA OCEÂNICO “AMAZONAS” REALIZA EXERCÍCIO COM GUARDA COSTEIRA DOS EUA

     No dia 25 de maio, a orla da cidade do Rio de Janeiro foi palco da Operação “PASSEX”, com a participação do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “AMAZONAS” e o Navio da Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCGC) “JAMES”. O exercício teve como propósito incrementar a interoperabilidade entre as duas instituições e elevar o nível de adestramento e prontidão de seus navios, bem como estreitar os laços de amizade entre os dois países.

 

     O evento ocorreu em duas fases. Na primeira, o NPaOc “AMAZONAS” simulou um Navio Mercante e recebeu a bordo o Grupo de Visita e Inspeção (GVI) do USCGC “JAMES”, oportunidade de mútua familiarização com os procedimentos de interrogação, embarque, visita e inspeção adotados por ambos participantes. A segunda fase foi constituída de manobras táticas e manutenção de posição.

 

     Esta foi a segunda oportunidade, no passado recente, em que o NPaOc “AMAZONAS” opera com navios da USCGC. Em 06 de março de 2023, o navio realizou exercício similar com o USCGC “STONE”, também no litoral do Rio de Janeiro.