Comandante do Grupamento da Marinha no Desfile Cívico do Dia da Independência no Rio de Janeiro, RJ
Em comemoração aos 202 anos da Independência da República Federativa do Brasil, a Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do Primeiro Distrito Naval, participou do tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
No Rio de Janeiro, o tradicional desfile na Avenida Presidente Vargas foi composto por aproximadamente 1.440 militares que incorporaram o Grupamento das Unidades Escolares, o Grupamento da Marinha do Brasil e o Grupamento de Ex-Combatentes e Veteranos. A MB foi representada por homens e mulheres, marinheiros e fuzileiros navais que cuidam da população brasileira e protegem as riquezas na Amazônia Azul. O Grupamento da Marinha foi comandado pelo Contra-Almirante Emerson Augusto Serafim, sendo constituído por 11 motociclistas militares, pela Banda de Música do Batalhão Naval, pelo destacamento feminino, Cia de Polícia do Batalhão Naval, pelo Regimento de Marinheiros, Unidade Anfíbia do Corpo de Fuzileiros Navais e Destacamento Motomecanizado. O Grupamento Escolar contou com representações de Aspirantes da Escola Naval, alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, Centro de Instrução Almirante Sylvio Camargo e do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (CopPazNav).
No Espírito Santo, o desfile cívico-militar ocorreu em Vitória e contou com a presença dos Aspirantes da Escola Naval; militares do Grupamento de Mergulhadores de combate; fuzileiros navais do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro; pelotão feminino; militares da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do ES (EAMES), além de 400 alunos participantes do Projeto Forças no Esporte (PROFESP). No Canal de Vitória, o desfile marítimo foi conduzido pelo Navio-Patrulha "Apa", seguido por embarcações da CPES e de outras instituições. No desfile aéreo houve a participação por parte da Marinha do Brasil, da Aeronave Bell Jet Ranger, pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução.
Já em Minas Gerais, o desfile ocorreu em Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, com a presença do Governador do Estado, Romeu Zema. Na ocasião, a Marinha do Brasil (MB) foi representada pela Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG). Pela primeira vez, o desfile contou com a participação da aeronave de asas rotativas H1 25E, destinada à realização da parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO).
Demonstrando apreciável patriotismo e exemplar marcialidade, os militares aproveitaram a data para recordar o papel fundamental desempenhado pela Marinha do Brasil durante todo o processo de independência do país e a consolidação da identidade nacional.
Desfile Marítimo conduzido pelo Navio-Patrulha Oceânico Apa no Desfile Cívico-Militar em Vitória, ES