DelItacuruçá acompanha operação inédita de bunkering no Rio de Janeiro.

Primeira operação de Bunkering em águas sob jurisdição da DelItacuruçá no RJ.

 

     A Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá (DelItacuruçá) acompanhou, no dia 21 de agosto, a transferência de óleo combustível marítimo entre navios mercantes, conhecida como "Bunkering". A manobra, que é inédita no estado do Rio de Janeiro, foi realizada na área de fundeio externa à Baía de Sepetiba (RJ) e aconteceu, pela primeira vez, na área de jurisdição da Delegacia.

 

     Essa forma de transferência de óleo combustível permite o abastecimento de navios mercantes sem a necessidade de atracação, configurando-se como uma alternativa logística eficiente, pois evita interferências nas operações de carga e descarga nos terminais, otimizando o tempo de espera no porto. Estima-se que a nova modalidade de operação em Sepetiba resulte no fornecimento de 20 mil toneladas de bunker por mês.

 

     Essa iniciativa demonstra o comprometimento da Autoridade Marítima em apoiar e orientar ações que promovam o desenvolvimento econômico do setor marítimo, assegurando que estejam alinhadas com os procedimentos que garantam a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental causada por embarcações, plataformas e suas instalações de apoio.