CPRJ realiza visita operativa na Baía de Sepetiba

Visita operativa da CPRJ aos ativos da Baía de Sepetiba


     Em 7 de junho, o Capitão dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) realizou uma visita operativa aos ativos da Baía de Sepetiba. A visita objetivou incrementar a sinergia da CPRJ com a comunidade marítima da região e promover parcerias estratégicas voltadas para a segurança da navegação, desenvolvimento regional e crescimento sustentável na região.

 

     O evento incluiu uma visita às instalações da única usina termelétrica flutuante em funcionamento no Brasil, em operação desde setembro de 2022, quando teve seu projeto de geração de energia analisado e aprovado pela CPRJ com base nas Normas da Autoridade Marítima. O complexo é composto por quarto termelétricas flutuantes e uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU) a gás (LNG), instaladas em embarcações fundeadas na Baía de Sepetiba, na cidade de Itaguaí, que possuem capacidade de produção de 560MW.



     Na ocasião, os representantes das empresas que operam na Baía de Sepetiba puderam apresentar, ao Agente da Autoridade Marítima, as suas perspectivas e expectativas relacionadas aos investimentos naquela região, incluindo os benefícios para a sociedade, tais como geração de emprego, renda, implementação de projetos sociais e de preservação ambiental.

 

 

 

                       Instalações da única termelétrica flutuante do Brasil, localizada na Baía de Sepetiba