Transporte do primeiro contêiner habitável na Vila do Abraão, em Ilha Grande
Em 17 de dezembro, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e sua Delegacia em Angra dos Reis (DelAReis) inauguraram o primeiro contêiner habitável na Vila do Abraão, em Ilha Grande; o primeiro de três postos avançados de Inspeção Naval que integram o Projeto “Costa Verde”.
A cerimônia reuniu autoridades militares, o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (SOAMAR-Rio), representantes de órgãos de segurança pública e de meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro e do município de Angra dos Reis, representante da Receita Federal, líderes de associações de moradores, empresários do setor de turismo da região e membros da comunidade local.
O Projeto “Costa Verde” é uma parceria do Comando do 1º Distrito Naval, por meio da CPRJ, com a SOAMAR-Rio e com a iniciativa privada, e tem o objetivo de aprimorar a fiscalização do tráfego aquaviário, principalmente o de esporte e recreio, de transporte de passageiros e de turismo náutico na área marítima da Baía da Ilha Grande e adjacências.
Está prevista a instalação de mais dois contêineres até a primeira quinzena de janeiro de 2025, um na Praia do Jordão, em Angra dos Reis, e outro em Conceição de Jacareí, Mangaratiba. Essas estruturas foram adaptadas para funcionar como bases avançadas, permitindo que asequipes de inspeção naval ampliem sua permanência e atuem em pontos com elevado fluxo de embarcações.
O projeto contará, ainda, com duas lanchas de patrulhamento e inspeção naval, atualmente em fase final de adaptação e de manutenção, sendo uma para a DelAReis e outra para a Delegacia da Capitania dos Portos em Itauruçá, que chegarão na Costa Verde ainda nesse Verão para atuar na Operação Navegue Seguro. Elas aumentarão significativamente a mobilidade e agilidade no atendimento a denúncias e emergências marítimas e ainda permitirão realizar ações de fiscalização e de busca e salvamento em áreas mais afastadas da costa e por períodos mais longos.
A combinação de bases avançadas fixas e móveis do Projeto “Costa Verde” fortalecerá significativamente as capacidades operacionais da CPRJ e de suas subordinadas, com investimento captado totalmente na iniciativa privada. Com isso, a Autoridade Marítima ampliará sua presença em uma região de intenso tráfego marítimo, promovendo uma navegação cada vez mais segura na Baía da Ilha Grande.