Marinha encerra grupamentos de segurança da Olimpíada e Paralimpíada

Em cerimônia realizada no dia 20 de setembro, no Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador (RJ), foi anunciada a desativação dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais que formaram o Grupo-Tarefa (GT) Terrestre e o Centro de Coordenação Tático e Integrado do CDS Copacabana, do Grupamento Operativo de Defesa Antiaérea e do Centro de Coordenação Tático e Integrado do CDS Salvador, que atuaram como força de contingência na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante Fuzileiro Naval Alexandre José Barreto de Mattos, acompanhado do Comandante do 1o Distrito Naval, Vice-Almirante Leonardo Puntel, e demais militares.
O GT Terrestre cumpriu atribuições de ações preventivas e repressivas contra eventuais ameaças ou situações que comprometessem a segurança do evento olímpico. Os militares foram distribuídos nas Unidades Tarefas Olímpicas: Lagoa, Copacabana e Marina. Recebeu, ainda, efetivos dos distritos de Natal, Belém, Rio Grande, Ladário e Manaus.

Além do GT Terrestre, a Força de Fuzileiros de Esquadra constituiu um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Defesa Antiaérea, responsável pela defesa antiaérea do Parque Olímpico, do Parque dos Atletas, do Riocentro e da Vila Olímpica, na Barra da Tijuca.
Os Centros de Coordenação Tático Integrado do CDS Copacabana e o de Salvador tiveram como propósito potencializar o esforço interagências de enfrentamento ao terrorismo durante os Jogos.

Foram vários meses de treinamento, adestramento, preparação e planejamento, que resultaram num balanço positivo de encerramento dos trabalhos.

Para o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra a atuação das tropas cumpriu o seu papel. ”Tive a oportunidade de percorrer os locais onde nossos militares desempenhavam as suas tarefas. Foi uma satisfação imensa ver os comandantes sempre presentes nos pontos de concentração. O que podemos constatar é que a missão foi muito bem cumprida. Bravo Zulu! Adsumus!” - finalizou.

Imagem: 
Dia: 
20
Mes: 
09
Ano: 
2016