SOE

CONCEITUAÇÃO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA MB

Promove o desenvolvimento integral e a formação do discente, num processo sistemático e contínuo. Esse processo se dá por meio de métodos e técnicas pedagógicas que levem o discente ao conhecimento de suas características pessoais, tomando consciência de seus potenciais e dificuldades de aprendizagem e das características do ambiente sociocultural, a fim de que possa tomar decisões apropriadas para seu bom desempenho escolar.

Na MB, a Orientação Educacional é conduzida pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), ou denominação similar, implantado em cada OM de Ensino.

 

O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL E DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO NA MB

O papel do Orientador Educacional e do Orientador Pedagógico, na MB, se constitui no somatório de esforços e ações desencadeadas, com o propósito de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Esses esforços voltam-se constantemente para a assistência dos discentes e docentes. Para consecução do trabalho a ser desenvolvido, esses profissionais devem conhecer a realidade e cultura organizacional e os valores do estabelecimento de ensino; compreender as especificidades dos cursos oferecidos para que sejam identificadas as necessidades, visando à realização de um trabalho objetivo e profícuo; e inteirar-se das normas que regulamentam e fundamentam as atividades do processo de ensino, de forma a contextualizar e analisar as diversas situações que surgirão durante o referido processo.

O Orientador Educacional é o profissional cujo papel principal é atuar com os discentes para que tomem consciência de seus valores e dificuldades, de modo que concretizem seus planos educacionais, principalmente, por meio do estudo e do comportamento adequado. Assume, também, funções de assistência ao docente e às pessoas do estabelecimento de ensino com as quais os discentes mantêm contatos significativos, no sentido de que estes se tornem mais preparados para entender e atender às necessidades dos discentes, nos aspectos cognitivos, psicomotores e sociais.