COMITIVA DO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ) VISITA A CASA DO MARINHEIRO

MARINHA DO BRASIL

CASA DO MARINHEIRO


COMITIVA DO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ) VISITA A CASA DO MARINHEIRO


    No dia 25 de março, a Casa do Marinheiro (CMN) recebeu a comitiva do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Na ocasião, foi realizada visita às instalações do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Casa do Marinheiro (CEJA-CMN) visando ampliar a oferta de ensino, com a implantação do Pré-Vestibular Social (PVS). Criado em 2003, o PVS é um curso preparatório para as provas de acesso às universidades totalmente gratuito, inclusive com oferta de material didático impresso para todos os alunos.

    O instrumento que ampara a execução e manutenção do CEJA-CMN é um Convênio assinado entre a Marinha do Brasil (MB) em 2017, representado pela CMN, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTDIS-RJ) e Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).

    Em funcionamento na MB desde 1977 e implementado na CMN em 2003, o CEJA-CMN destina-se a prover o curso de suplência, nos níveis de ensino fundamental e médio, ao pessoal militar, servidores civis da MB bem como seus dependentes e ao pessoal Civil Extra-Marinha.

    Outro passo importante também foi colocado em pauta: a possibilidade da implementação do Curso de Graduação, na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

    No atual cenário, a MB necessita que seu pessoal possua uma formação continuada e rigorosa, com maior ênfase no trabalho intelectual e das capacidades inovadoras e integradoras. O desenvolvimento de ações educativas complementares, como o Projeto PVS-CMN, que visa a favorecer a família Naval é de grande importância para possibilitar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, além de fomentar o recomeço dos estudos e a continuidade da formação acadêmica.

    Participaram da visita o Diretor da CMN, Capitão de Mar e Guerra (IM) Alexandre Guedes Maricato, o Presidente da Fundação CECIERJ, Jorge Roberto Pereira, o Vice-Presidente, Regis da Rocha Motta, a Assessora Aix Silva, o Diretor de Pólos Regionais, Carlos Favilla, o Diretor Geral do CEJA, Sidney Borges de Souza e o Diretor do CEJA-Casa do Marinheiro, Gabriel Maia Fernandes.

Da esquerda para a direita o Diretor CEJA, Diretor de Pólos, Vice-Diretor da Fundação, Diretor da CMN, Presidente da Fundação, Diretor CEJA-CMN e Vice Diretor da CMN
Visita à sala do CEJA–CMN. texto para
Visita da Comitiva às instalações do Cinema.
Comitiva visita as instalações da Casa do Marinheiro