Velas Latinoamérica 2022: Navio-Veleiro “Cisne Branco” atraca em Veracruz

15/07/2022


Comandante da Marinha passa Marco Representativo do Velas Latinoamérica
às mãos do Comandante-Geral da Marinha de Guerra do Peru

O Navio Veleiro (NVe) Cisne Branco esteve atracado de 23 a 29 de junho na cidade de Veracruz, no México, onde ocorreu a última etapa da comissão internacional “Velas Latinoamerica 2022”. As atividades programadas foram iniciadas antes da atracação, com o Desfile Naval dos veleiros, em honra ao Secretário da Armada do México, Almirante José Rafael Ojeda Durán, e outras autoridades, nacionais e estrangeiras, que estavam a bordo do Navio (ARM) “USUMACINTA”.

Durante o período em que o NVe esteve atracado, foram oferecidas atividades culturais e esportivas à população local, como shows de música, visitas a museus, pontos turísticos, cidades e sítios históricos. Houve também confraternizações esportivas e sociais entre as tripulações e a sociedade local, com regatas, jogos de golf e de futebol, além de recepções a bordo dos navios. O NVe “Cisne Branco” esteve aberto à visitação pública, recebendo cerca de 15 mil visitantes.


NVe Cisne Branco esteve atracado de 23 a 29 de junho na cidade de Veracruz, no México

A Cerimônia de Transferência do Comitê Organizador do “Velas Latinoamerica” foi realizada a bordo do “Cisne Branco”, no dia 27 de junho, com a passagem do Marco do Velas, da Marinha do Brasil, responsável pela organização em 2022, para a Marinha de Guerra do Peru, responsável pela próxima edição, em 2026. A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Brasil no México, Fernando Coimbra, e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, do Comandante da Marinha de Guerra do Peru, Almirante Alberto Alcalá Luna, e do Chefe de Estado-Maior Geral da Armada da República Argentina, Almirante Júlio Horácio Guardia.