Força de Submarinos comemora 108 anos de existência

22/07/2022

Cerimônia Militar celebra os 108 anos de criação da Força de Submarinos
Cerimônia Militar celebra os 108 anos de criação da Força de Submarinos

A Força de Submarinos (ForS) completou, no dia 17 de julho, 108 anos de criação. Para celebrar a data, foi realizada uma cerimônia militar na Base Almirante Castro e Silva, na Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ), com a presença das tripulações das Organizações Militares subordinadas.

O Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante André Martins de Carvalho, salientou, durante leitura da Ordem do Dia, que, ao longo de sua história centenária, a ForS destacou-se pelo espírito aventureiro do passado e pela dedicação incansável, desenvolvendo atividades de submarino, escafandria, mergulho saturado, mergulho de combate, socorro e salvamento de submarinos sinistrados, medicina hiperbárica e psicologia de submarino. “No mundo de hoje, nossa secular Organização Militar tem, no seu visual, desafios que estimulam nossos esforços. Disponibilizar nossos meios para se fazerem ao mar, preparar-nos para o início de operação da nova Classe 'Riachuelo' e dar continuidade ao desenvolvimento do nosso Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear são os obstáculos na nossa proa que, com obstinação, muito estudo e trabalho, venceremos”, reforçou.

Ao longo da solenidade, os militares que se destacaram pelo elevado número de horas de imersão, mergulho e tempo de atividade de mergulho de combate receberam um diploma em reconhecimento às suas marcas. Houve, ainda, a entrega dos diplomas de “Submarinista Honorário” aos militares e civis que se juntam aos “marinheiros até debaixo d’água” no ideal de bem servir à Marinha e ao Brasil.

A cerimônia contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, que destacou a dedicação e o profissionalismo dos homens e das mulheres do mar como fundamentais para o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela Força de Submarinos. “Hoje, como no passado, desfrutamos de uma Força de Submarinos dotada de navios versáteis e modernos, sempre aptos a cumprir a função de dissuadir qualquer iniciativa ofensiva sobre nosso tráfego marítimo ou território. Entretanto, nosso orgulho mergulha ainda mais fundo quando acompanhamos o impecável trabalho dos homens e mulheres que compõem a nossa Força de Submarinos: abnegados patriotas, que, com bravura, dedicação, entusiasmo e espírito de sacrifício, contribuem diuturnamente para a proteção e a defesa dos interesses do Brasil na Amazônia Azul, o mar que nos pertence”, ressaltou.

Desfile alusivo aos 108 anos da ForS
Desfile alusivo aos 108 anos da ForS

Também prestigiaram a solenidade o Almirante de Esquadra Alfredo Karam, ex-Ministro da Marinha; o Almirante de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, ex-Comandante da Marinha; o Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, ex-Ministro de Estado; ministros do STM; membros do Almirantado; o Comandante em Chefe da Esquadra; ex-Comandantes da Força de Submarinos; Chefes Navais, de ontem e de hoje, e outras autoridades civis e militares.