Comandante da Marinha visita o Comando do 6º Distrito Naval

08/06/2022

 

 

Entre os dias 24 e 26 de maio, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, visitou Organizações Militares (OM) subordinadas ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) e localizadas às margens do Rio Paraguai, nas cidades de Ladário e Corumbá (MS).

O propósito da visita foi verificar as atuais condições operativas e a atuação da Marinha do Brasil no oeste do País, região fronteiriça cortada por importantes rios e que abriga o bioma do Pantanal.

A programação incluiu uma homenagem aos marinheiros mortos na Guerra da Tríplice Aliança, em cerimônia realizada a bordo do Monitor “Parnaíba”, navio de guerra armado mais antigo do mundo em atividade, que, em 2022, completa 85 anos de comissionamento na Marinha do Brasil. “Manter o navio em serviço em pleno século 21 XXI, em adequadas condições de combate e capaz de contribuir para a manutenção da soberania do Brasil na nossa fronteira oeste é um orgulho para a nossa Marinha”, declarou o Almirante Garnier, referindo-se ao Monitor “Parnaíba”.

No mesmo dia, o Comandante da Marinha, acompanhado do Comandante do 6º Distrito Naval, assistiu a uma demonstração de combate a incêndios florestais, com emprego de aeronave UH-12 e lancha de Operações Ribeirinhas, conduzida por militares capacitados como brigadistas; e conheceu as instalações de manutenção e construção de embarcações da Base Fluvial de Ladário (BFLa). O Almirante Garnier também conheceu a Sala de Memória “Tenente Maximiano”, que reúne importante acervo histórico do Com6ºDN e desse herói militar que teve a sua vida dedicada à Marinha; e, no 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), foi apresentado ao Sargento Fuzileiro Naval (Refº) Edson Arguelo da Silva que, aos 97 anos de idade, é o veterano mais idoso da região Ladário-Corumbá.

Em proveito da agenda administrativa, o Comandante da Marinha buscou estreitar os laços da instituição com a sociedade local, concedendo entrevista à Rádio Marinha e se encontrando com representantes da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) e autoridades de Ladário e Corumbá.

O Comandante da Marinha visitou, ainda, o Hospital Naval de Ladário (HNLa) e as obras em fase de conclusão da Divisão de Odontologia; o Centro de Intendência da Marinha em Ladário (CeIMLa); o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6); e os clubes de Praças e Oficiais, quando teve a oportunidade de acompanhar as atividades e conversar com crianças participantes do Programa Forças no Esporte (Profesp).

Na sequência, o Almirante Garnier almoçou com a tripulação da BFLa e discursou para mais de mil militares que servem no Complexo Naval, aos quais disse que “o mais importante não é aonde podemos chegar, mas como chegamos; como nossos pais, pares e subordinados nos veem; como a nossa família nos admira. O exemplo e o esforço pessoal nos ajudam a formar o futuro da Marinha. Deus me deu a chance de prorrogar a alegria e o orgulho que é envergar este uniforme e ter a oportunidade de orientar o futuro da Marinha, representado pelos mais jovens aqui presentes”.