Comandante da Marinha profere palestra para alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

25/05/2022

 

“Um bom líder inspira as pessoas a confiarem nele. Um grande líder inspira as pessoas a confiarem em si mesmas”. Com essa frase de Eleanor Roosevelt, ex-primeira dama dos Estados Unidos, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, encerrou sua palestra para os alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), situada na Urca, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 20 de maio.

A palestra teve como objetivo apresentar ao corpo discente, composto por Oficiais Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro e de nações amigas, por Oficiais Alunos do Curso de Direção para Engenheiros Militares e por alunos civis do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares, aspectos relevantes acerca do tema “Marinha do Brasil: Política e Estratégia”.

O Almirante Garnier abordou, entre outros assuntos, a importância da Amazônia Azul para o Brasil; os desafios de proteger e vigiar um país com uma ampla dimensão territorial; os principais programas estratégicos gerenciados pela Força; e as expectativas para o futuro. “Temos muito a fazer e o único jeito de dar certo é ter foco e estabelecer prioridades”, disse ele, que complementou.: “Qualificar bem as pessoas otimiza processos e recursos e maximiza os resultados. Fazer mais com menos deve ser nossa meta”.

Ao final da palestra, o Comandante da Marinha recebeu os cumprimentos de um aluno do curso, representando o Comandante da ECEME, General Sérgio Martins, e os corpos discente e docente. “Para nós, futuros Oficiais do Quadro de Estado-Maior da Ativa do Exército Brasileiro, conhecer a Marinha do Brasil, suas capacidades e potencialidades, bem como sua visão estratégica de futuro, é de extrema relevância, pois, no ambiente das operações conjuntas, poderemos contribuir com planejamentos eficientes, possibilitando uma maior interoperabilidade entre as três Forças Singulares, fortalecendo a coesão das nossas Forças Armadas”, ressaltou.

A ECEME foi criada em 1905, com a missão de ministrar regularmente aos Oficiais ensinamentos estratégicos, táticos e logísticos indispensáveis ao preparo e ao emprego da Força Terrestre.