Comandante da Marinha preside cerimônias de ativação da Base de Submarinos da Ilha da Madeira e alusiva ao 106° aniversário da Força de Submarinos

No dia 17 de julho, no Complexo Naval de Itaguaí-RJ, foram realizadas as cerimônias de Mostra de Ativação da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM) e de comemoração dos 106 anos do Comando da Força de Submarinos (ComForS). As solenidades foram presididas pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.

Aqui estarão, em breve, a força máxima de dissuasão estratégica de nosso País - submarinos convencionais e com propulsão nuclear e modernas fragatas e outros meios de apoio ao fortalecimento da soberania e do desenvolvimento de nosso País”.

O Comandante da Marinha relembrou a história do ComForS, iniciada em 1914 com a criação da Flotilha de Submarinos. “Ao celebrarmos o 106° aniversário da Força de Submarinos, expresso em nome da Marinha orgulho e satisfação, um reconhecimento aos marinheiros de ontem e de hoje que fazem parte da navegação de sucesso da nossa Força, demonstrada com domínio da operação, manutenção e apoio ao meio caracterizado pela letalidade, ocultamento e elevada capacidade dissuasória.”

Ao falar sobre o atual conjuntura, completou: “Ameaças de todo porte impõem uma Marinha que possa contar com uma Força de Submarinos moderna e capaz de assegurar nossos interesses em cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia Azul, em todas as suas vertentes.”