Comandante da Marinha participa de Congresso Internacional de Arbitragem Marítima no Rio de Janeiro

O XXI Congresso Internacional de Arbitragem Marítima, que reúne especialistas do mundo inteiro em questões relacionadas ao direito marítimo, teve início nesta segunda feira, dia 09, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro.

Durante a cerimônia de abertura, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques, ressaltou a importância do congresso, que é realizado pela primeira vez na América Latina.

“Sediar, pela primeira oportunidade, na América Latina, esse Congresso significa, para a Autoridade Marítima, o fortalecimento de seus posicionamentos, no que se refere ao cumprimento das determinações da Organização Marítima Internacional, a IMO. Nós fazemos muita força para equacionar lacunas importantes que ainda existem, como a não obrigatoriedade dos navios mercantes informarem a sua posição em alto mar. Isso vai facilitar o Comando e Controle, a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e minimizar a possibilidade de crimes ambientais”.

O Comandante também falou sobre os benefícios que o encontro traz para o País.

“O primeiro benefício é o fortalecimento da atividade marítima, que envolve todas as atividades ligadas ao mar e as hidrovias. Outro ponto importante é o intercâmbio de conhecimentos, que envolve, além da área jurídica, a parte das indústrias marítimas, que começam a tomar conhecimento mais de perto dos pontos que podem ser evitados e os que podem ser potencializados para a utilização dos seus limites comerciais”, destacou.