Comandante da Marinha participa de cerimônia alusiva aos 40 anos do ingresso da mulher na Marinha do Brasil

 

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, presidiu a cerimônia em comemoração ao 40º aniversário do ingresso da mulher nas fileiras da Marinha do Brasil (MB), realizada nesta terça (7), em Brasília-DF.

 

Durante a cerimônia, o Almirante Ilques, ressaltou a trajetória das mulheres na MB. “Em 1985, pela primeira vez, uma mulher ingressava na Base Área Naval de São Pedro da Aldeia-RJ para ser precursora na realização de uma missão em aeronave militar. Cinco anos depois, em 1990, uma oficial embarcava no Submarino ‘Tupi’ para participar da avaliação operacional dos sistemas de bordo. Ainda nos anos 90, em 1997, após uma reestruturação de Corpos e Quadros, as mulheres ampliaram sua participação na Marinha e começaram a figurar nos processos seletivos para cargos de direção e comissões diversas, inclusive para as permanentes no exterior. No alvorecer do século XXI, em 2001, a primeira mulher ingressou para o Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais. Durante esta última década, novas grandes conquistas foram alcançadas: em 2012, a Marinha promoveu a primeira mulher ao posto de Oficial-General, um marco significativo nesta bonita história; em 2014, as mulheres chegavam à Escola Naval para integrar o Corpo de Intendentes da Marinha e, poucos anos depois, em 2018, também passaram a ter opção de escolha pelo Corpo da Armada e de Fuzileiros Navais, completando, assim, o processo de inclusão das mulheres, em todos os Corpos e Quadros da Marinha”.

 

O Comandante da Marinha finalizou o evento parabenizando as homenageadas. “Às mulheres do mar de ontem, hoje e sempre – combatentes, amigas, mães e companheiras, que escolheram compartilhar sua dedicação aos lares e à família, com a abnegação de servir à Pátria, o meu Bravo Zulu!”.