DIRETOR-GERAL DO PESSOAL DA MARINHA MINISTRA AULA INAUGURAL NO CIAW PARA A TURMA DO CFO-2014

No dia 31 de março, o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg, ministrou a Aula Inaugual para o Curso de Formação de Oficiais de 2014 (CFO-2014), no auditório principal do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na Ilha das Enxadas.

Honras de recepção ao Almirante-de-Esquadra Öberg

Acompanhado do Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Leonardo Puntel, Comandante do CIAW, Contra-Almirante Paulo Ricardo Médici, Instrutores e demais convidados, o Almirante-de-Esquadra Öberg proferiu palestra sobre o tema "Amazônia Azul" para 439 alunos, que, ao final do Curso, comporão o efetivo dos diversos Corpos e Quadros de Oficiais da Marinha do Brasil.

Palestra do DGPM, Almirante-de-Esquadra Öberg

Durante a palestra, foi ressaltado o valor dos espaços marítimos brasileiros, no que diz respeito ao potencial econômico e estratégico para a defesa nacional. Foram apresentadas informações relevantes sobre os recursos vivos e não vivos encontrados no subsolo marinho, as ações desenvolvidas para garantir a nossa soberania na Amazônia Azul e fazer frente às novas ameaças representeadas pelo terrorismo, tráfico ilícito de armas, crime organizado transnacional e tráfico de seres humanos.

O DGPM enfatizou a importância dos diversos Programas desenvolvidos pela Marinha do Brasil, tais como a construção do submarino de propulsão nuclear, a modernização dos meios operativos, o Programa Antártico e as ações na área de saúde. Foram abordados, também, aspectos relativos à carreira naval, tais como hierarquia, disciplina, ética e caráter marinheiro.