CIAW FORMA OFICIAIS PARA MARINHAS AMIGAS

No dia 21 de fevereiro, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) realizou a cerimônia do Curso de Formação de Oficiais para Marinhas Amigas (CFOMA), composto por 12 Angolanos e 17 Namibianos. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Sousa.

Desfile em continência ao Chefe do Estado-Maior da Armada

Realizado pela primeira vez na Marinha do Brasil, o CFOMA tem como objetivo habilitar oficiais para o exercício das atividades Técnico-Administrativas e das funções inerentes aos primeiros postos da Carreira Naval. Ao longo do curso, que tem a duração de um ano e meio, os alunos passam por três etapas de ensino. A primeira, constituída pelo Ensino Militar-Naval (EMN). A segunda, composta pelo Ensino Profissional (EP), com disciplinas nas áreas de Armamento, Eletrônica, Comunicações, Máquinas e Eletricidade Naval. E na terceira etapa, realizaram o Estágio Embarcado a bordo de Fragatas, Corvetas, Navios Patrulha e Avisos de Instrução.

Após o curso de formação, os Oficiais do CFOMA regressam a seus países munidos de sólida formação militar-naval, conhecimento profissional em diversas áreas técnicas e com experiência de embarque em navios da Marinha do Brasil. Tudo isso foi extremamente útil para tornar esses oficiais Profissionais do Mar, aptos a desenvolver as atividades inerentes aos primeiros postos da Carreira Naval em suas Marinhas.