CIAW realiza aula prática de sobrevivência com balsa salva-vidas para futuros Oficiais

No dia 17 de maio de 2017, os 12 alunos da turma do Quadro Complementar do Corpo da Armada (QC-CA), do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), participaram de aula prática de sobrevivência utilizando balsa salva-vidas (BSV), em proveito da disciplina Fundamentos Navais.

A instrução teve como objetivo demonstrar os procedimentos a serem adotados — antes, durante e depois — frente à necessidade de abandono do navio, a situação mais crítica na vida a bordo. Conduzida na piscina olímpica do CIAW, a atividade permitiu aos alunos colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula no que concerne às técnicas básicas necessárias à sobrevivência no mar em casos de naufrágio.

Capitão de Mar e Guerra (RM1) Erivaldo, instrutor do CIAW, adestra alunos

quanto à utilização do foguete luminoso com paraquedas (sinalizador)

Após a identificação da estrutura e dos equipamentos componentes da BSV, os alunos receberam adestramento teórico e prático quanto às técnicas de fixação de colete salva-vidas; ações de lançamento e recuperação das balsas, bem como de embarque e desembarque nas mesmas; e recolhimento de náufragos.

Turma de alunos do QC-CA, do CFO-2017, treina procedimento de embarque em BSV

Além disso, os alunos do QC-CA também foram adestrados no que diz respeito aos procedimentos de emergência e primeiros socorros a serem adotados em casos de acidentes causados por agentes diversos, o transporte adequado de feridos e as ações paramédicas básicas para situações deste tipo.

Segundo-Sargento (EF) Marcelino (agachado, ao centro)

explica procedimentos de primeiros socorros aos alunos do CIAW

Integrantes da grade curricular do CFO, as atividades ministradas têm como propósito familiarizar os alunos com os modi operandi e recursos fundamentais para garantir a salvaguarda da vida humana no mar, contribuindo para uma formação inconteste dos futuros Oficiais que guarnecerão os navios da Marinha do Brasil.