CIAW realiza Aula Inaugural para o Curso de Formação de Oficiais em 2017

Foi realizada no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), em 29 de março de 2017, a Aula Inaugural que marca o início oficial do ano letivo do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Ministrada pelo Doutor Marcelo Knörich Zuffo, Professor Titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a palestra teve como tema “Os Desafios da Marinha do Brasil na Sociedade do Conhecimento”.

O Comandante do CIAW, Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa, deu as boas vindas ao Doutor Zuffo, aos Almirantes e Diretores convidados, e aos corpos docente e discente do CFO-2017, que, neste ano, conta com 391 alunos, distribuídos por 11 Corpos e Quadros — 12 Oficiais do Quadro Complementar de Oficiais da Armada (QC-CA), 32 do Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais (QC-FN), 25 do Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha (QC-IM), 62 do Corpo de Engenheiros da Marinha (EN), 124 do Quadro de Médicos (Md), 13 do Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CD), 12 do Quadro de Apoio à Saúde (S), 37 do Quadro Técnico (T), 06 do Quadro de Capelães Navais (CN), 45 do Quadro Auxiliar da Armada (AA) e 21 do Quadro Auxiliar de Fuzileiros Navais.

Doutor Marcelo Zuffo ministra Aula Inaugural para o CFO-2017

Com sua aula, o professor Zuffo contribuiu sobremaneira para a formação dos futuros Oficiais de nossa Marinha, discorrendo sobre a influência dos adventos tecnológicos na evolução da humanidade em diversos contextos históricos e a rápida disseminação destes na Era da Informação, com ênfase nos paradigmas entre a Era Industrial e a Info Era.

Compareceram ao evento o Diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante (Md) Sérgio Pereira; a Diretora do Centro Médico Assistencial da Marinha, Contra-Almirante (Md) Dalva Maria Carvalho Mendes; o Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, Contra-Almirante Carlos Eduardo Machado dos Santos Dantas; o Diretor do Centro de Perícias Médicas da Marinha, Contra-Almirante (Md) Antonio Barra Torres; e o Diretor do Centro de Medicina Operativa da Marinha, Contra-Almirante (Md) Humberto Giovanni Cânfora Mies; acompanhados do Comandante do CIAW. Fizeram-se também presentes os Diretores das Organizações Militares (OM) hospitalares do Setor do Pessoal — Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM).

Da esq. para a dir.: professor Zuffo; Vice-Almirante (Md) Sérgio;

Contra-Almirante (Md) Dalva; Contra-Almirante Demby; Contra-Almirante Dantas; Contra-Almirante (Md) Barra; Contra-Almirante (Md) Cânfora; e

Contra-Almirante (RM1-EN) Tiudorico (instrutor do CIAW)