Diretor da Procuradoria Especial da Marinha realiza palestra no CIAW

Os alunos do Curso de Formação do Serviço Militar Voluntário (SMV) nas especialidades Inspetor Naval e Vistoriador Naval, do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), assistiram, em 23 de março de 2017, à palestra do Diretor da Procuradoria Especial da Marinha (PEM), Vice-Almirante (RM1) Domingos Savio Almeida Nogueira, e da Assessora Técnica da PEM, Capitão-Tenente (T) Larrúbia da Silva Freitas.

Diretor da PEM, Vice-Almirante (RM1) Savio, palestra

para os alunos do SMV nas especialidades Inspetor naval e Vistoriador Naval

Após apresentar um breve histórico da Procuradoria, passando por sua criação como um órgão do Tribunal Marítimo (TM), em 1954, até sua emancipação em 1987, como Autoridade Marítima Brasileira. O Vice-Almirante (RM1) Savio esclareceu aos 14 alunos a nobre missão da PEM, que funciona como um órgão de assessoria ao Comandante da Marinha, sendo responsável perante o TM pela fiel observância da Constituição Federal, das leis e dos atos emanados dos poderes públicos referentes às atividades marítimas, fluviais e lacustres.

Em seguida, a CT (T) Larrúbia contou um pouco de sua experiência profissional como Segurança de Tráfego Aquaviário, função que exerceu em navios mercantes e após entrar para Marinha, servindo na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), em Palmas, Tocantins.

Sua vida operativa reunida com seu amplo conhecimento das normas técnicas permite que ela assessore aos Oficiais Bacharéis em Direito, na formulação — ou não — de uma possível acusação por parte da PEM. Em sua fala, a palestrante enfatizou a importância de cada uma das etapas a serem seguidas na elaboração de um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).

Comandante do CIAW, Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa,

profere palavras de agradecimento aos palestrantes

Essencial para a formação militar-naval dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil, em especial para esta turma composta com exclusividade pelos futuros Inspetores e Vistoriadores Navais, o objetivo da palestra foi desvelar aos alunos um universo com que irão trabalhar, habitualmente, quando forem encaminhados as suas Organizações Militares (OM).