CIAW recebe a visita de antigos alunos do CIORM, EFORM e CFORM

Uma comitiva de Oficiais da Reserva de Segunda Classe da Marinha (RM2) — formada por antigos alunos do Centro de Instrução de Oficiais da Reserva da Marinha (CIORM), da Escola de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (EFORM) e do Curso de Formação de Oficiais para a Reserva da Marinha (CFORM), de diversas turmas de 1952 a 1991 — visitou o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) em 20 de junho de 2016.

Recebidos pelo Comandante do CIAW, Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa, eles vieram conhecer as instalações onde funcionaram os estabelecimentos de Ensino Naval dos quais foram alunos, precursores da Formação dos atuais cursos para os Quadros Técnicos e Complementares.

Comandante do CIAW com a comitiva de antigos alunos do CIORM, EFORM e CFORM

Em reunião com o Contra-Almirante Demby, os Oficiais RM2 recordaram passagens da carreira naval, a influência dos ensinamentos e valores daquela época na vida civil de cada um. Foi ainda acenada a possibilidade da união dos antigos alunos em uma entidade associativa,  de modo a manter uma ligação com a Marinha do Brasil.

No dia, foram gravadas imagens para o documentário Estrela de David no Cruzeiro do Sul, em produção pela Pátria Filmes, baseado no livro homônimo de autoria do professor Israel Blajberg. A obra aborda a história militar judaica do Brasil, com destaque para a Marinha, desde a chegada dos primeiros cristãos novos na frota de Pedro Alvares Cabral até os nossos dias, incluindo aqueles que cursaram o antigo CIORM e sucessores.  Além de percorrer as instalações do CIAW, o grupo de Oficiais temporários visitou o Espaço de Memória, localizado no Edifício Colonial.

Contra- Almirante DEMBY e comitiva de antigos alunos do CIAW