CIAW encerra o Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler conquistando dois títulos inéditos


Equipes Misto e Feminino conseguiram resultado inédito após última regata
no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)

Após percorrer, ao todo, oito etapas no XXII Circuito “Poder Marítimo” de Remo em Escaler, competindo nas categorias Feminino, Misto, Veterano e Sênior, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) alcançou o título inédito de campeão geral nas categorias Misto e Feminino. Além do excelente resultado nessas categorias, a equipe Veterano também foi destaque no Circuito, alcançando o 3º lugar geral na categoria.

O XXII Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler da Marinha do Brasil  teve início no dia 27 de julho de 2024 na II Regata a Remo do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). Na 1ª etapa do Circuito, a Equipe de Remo deste Centro de Instrução alcançou o segundo lugar no pódio da categoria Feminino e o terceiro lugar das categorias Misto e Veterano.

A 2ª etapa do Circuito “Poder Marítimo” realizou-se com a VIII Regata a Remo em Escaler da Aviação Naval, ocorrida no dia 03 de agosto, em São Pedro da Aldeia/RJ. Os atletas da categoria Veterano alcançaram a quarta posição, e os atletas do Misto e do Feminino, a quinta posição em suas categorias.

O pódio foi alcançado novamente na 3ª etapa do Circuito durante a XX Regata a Remo do Corpo de Fuzileiros Navais realizada no Estádio de Remo da Lagoa, no dia 17 de agosto. A equipe do CIAW ganhou medalhas de bronze nas categorias Misto e Veterano, ficando, na categoria Feminino, em quinto lugar.

Na Regata a Remo em Escaler do Colégio Naval, realizada em Angra dos Reis/RJ, no dia 31 de agosto - 4ª etapa do Circuito -, as remadoras da categoria Feminino levaram o escaler “Corujinha” ao lugar mais alto do pódio, obtendo a primeira medalha de ouro do CIAW no Circuito. A categoria Veterano obteve a medalha de bronze e o Misto alcançou a quarta posição da categoria.

No dia 15 de setembro, foi realizada a 5ª etapa do XXII Circuito “Poder Marítimo”, na 46ª Regata a Remo da Escola Naval na Lagoa Rodrigo de Freitas. Nessa etapa, o CIAW competiu pela primeira vez na categoria Sênior, chegando ao terceiro lugar do pódio, ganhando a medalha de bronze. Os atletas conquistaram ainda duas medalhas de ouro (Misto e Feminino) e uma medalha de bronze (Veterano), o que garantiu o melhor resultado geral da Equipe de Remo do CIAW em uma regata.

Na XXII Regata Baía de Guanabara de Remo em Escaler do CIAW, realizada no dia 28 de setembro, na Ilha das Enxadas, o “Corujinha” chegou ao pódio no Feminino e no Veterano, logrando as medalhas de prata, e no Misto, a medalha de bronze. O Sênior ficou na quinta posição na categoria.

O CIAW chegou ao pódio novamente na Regata Amazônia Azul, realizada no dia 19 de outubro, na Base Almirante Castro Silva (BACS). Os atletas da categoria Misto conquistaram medalha de ouro; a categoria Feminino, medalha de prata; e a Veterano, o bronze. Nessa etapa, a equipe da categoria Sênior obteve a quinta posição.

O maior êxito das categorias Misto e Feminino ocorreu na última regata do Circuito, na XXIII Regata Poder Marítimo, realizada no Centro de Instrução Graça Aranha (CIAGA), no dia 9 de novembro. As equipes Misto e Feminino conquistaram o primeiro lugar no pódio nas categorias, resultado que, somado aos pontos obtidos nas regatas anteriores, deu o título de campeões gerais do XXII Circuito “Poder Marítimo” de Remo em Escaler às equipes.

No decorrer do XXII Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler, o “Corujinha” conquistou no total 19 medalhas, sendo 6 de ouro, 4 de prata e 9 de bronze. As equipes de remo, não só do CIAW, mas de todas as Organizações Militares participantes, demonstraram, além de talento, abnegação, espírito de corpo e de sacrifício, contribuindo para manter viva a rica tradição do remo em escaler na Marinha do Brasil.