No dia 22 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de transferência do Centro de Ensino Virtual e de Idiomas (CEVI) da Diretoria de Ensino da Marinha, para o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW). O evento foi presidido pelo Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues, acompanhado do Comandante do CIAW, Contra-Almirante Neyder Camillo de Barros.
A inauguração das novas instalações concretiza a proposta apresentada pela Diretoria de Ensino da Marinha e ratificada pela Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha, durante a 58ª Reunião de Coordenação do Setor de Pessoal (RECOSEPE), ocorrida em 24 de maio de 2023. O CEVI é responsável por gerir o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, que, atualmente, possui aproximadamente cerca de 29 mil usuários cadastrados e 418 cursos operando concomitantemente. Entre outras atividades, também dispõe da Divisão de Idiomas, responsável pela aplicação dos Testes de Certificação de Proficiência Linguística (TCPL). Entre agosto de 2021 e dezembro de 2023, foram realizados mais de 17 mil testes de certificação para militares da Marinha do Brasil (MB).
Ao passo que apresenta soluções tecnológicas e educacionais para o Ensino a Distância (EaD) e produz materiais didáticos para os diversos cursos que atendem às necessidades de capacitação do pessoal da MB, o CEVI, antigo Departamento de Ensino a Distância, é um importante pilar da Força. A nova infraestrutura abre horizontes para ampliação e investimento em novas tecnologias, como realidade aumentada, realidade virtual, metaverso, dentre outras, alinhando-se às dimensões que o EaD e a certificação em proficiência linguística requerem.
Para o CIAW, a incorporação do CEVI dentro de sua estrutura organizacional representa o advento de uma nova vocação, projetando esta OM do Sistema de Ensino Naval (SEN) como Centro de Referência de Ensino a Distância (EaD) e de Idiomas, responsável por acompanhar e difundir a evolução dessa modalidade de educação para as instituições nacionais e, posteriormente, estrangeiras.