Pular para o conteúdo principal

CIAW recebe convocados para o Serviço Militar Voluntário (SMV-RM2/2023)

  • Publicado em 21/09/2023 - 21:14
  • Atualizado em 21/09/2023 - 21:14
Compartilhe:

No dia 11 de setembro de 2023, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) recebeu 315 candidatos convocados para o Serviço Militar Voluntário para Oficiais da Reserva de 2ª Classe da Marinha (SMV-RM2/2023). Atualmente, a Turma é composta por 89 homens e 226 mulheres, distribuída entre as seguintes áreas do Corpo de Oficiais da Reserva da Marinha (CORM): 64 do Quadro de Engenheiros, um do Quadro de Médicos (Md), dezesseis do Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CD), 86 do Quadro de Apoio à Saúde (S) e 148 do Quadro Técnico (T).
Durante cinco dias, em regime de aquartelamento, os futuros Oficiais da Marinha do Brasil passaram por circuitos de avaliação diagnóstica, assistiram às palestras educativas sobre a vida militar, incluindo regulamentos e normas internas, além de terem recebido instruções de Ordem Unida e Treinamento Físico-Militar.
Após o término do Período de Adaptação, os voluntários do Quadro de  Apoio à Saúde, Médicos e Cirurgiões-Dentistas cumprirão Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), enquanto os voluntários das áreas de Engenharia e Técnica cumprirão Estágio de Serviço Técnico (EST). Esses estágios são divididos em duas fases: a primeira destinada à Instrução Militar-Naval e a segunda destinada à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais, bem como daqueles adquiridos na 1ª fase do Estágio, a ser realizada na OM para a qual o incorporado será, futuramente, designado a servir.
CIAW recebe convocados para o SMV-RM2/2023


CIAW recebe convocados para o SMV-RM2/2023

O objetivo do Curso, com duração de 11 semanas e previsão de término em dezembro do corrente ano, é proporcionar a instrução militar-naval àqueles voluntários para a prestação do SMV, capacitando-os ao exercício de atividades técnico-administrativas correlatas às profissões de nível superior para as quais foram selecionados.


Alunos do SMV-RM2/2023 participam, pela primeira vez, do Cerimonial à Bandeira no CIAW

 

Compartilhe: