CIAW forma a segunda turma de Oficiais de Marinhas Amigas

Em 15 de fevereiro de 2016, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) realizou a formatura do Curso de Formação de Oficiais para Marinhas Amigas (CFOMA). Composta por 16 Oficiais, sendo 13 pertencentes à Marinha de Guerra Angolana (MGA) e 3 Oficiais pertencentes à Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, a turma teve sua formação iniciada em 04 de agosto de 2014. Presidida pelo Diretor Geral do Pessoal da Marinha, Almirante-de-Esquadra Ilques Barbosa Junior, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais o Embaixador da República de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme.

Diretor Geral do Pessoal da Marinha, Almirante-de-Esquadra Ilques,

entrega o Prêmio CIAW ao primeiro colocado da MGA,

Tenente-de-Fragata Davi Fok da Costa Almeida

Além do Diretor Geral do Pessoal da Marinha e do Embaixador de Angola no Brasil, também estiveram presentes, abrilhantando este evento de cooperação militar e educacional: o Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Diretor Técnico-Comercial da Empresa Gerencial de Projetos Navais, Vice-Almirante Rodrigo Otávio Fernandes de Ônkis ; o Chefe Adjunto da Direção de Preparação de Tropas e Ensino da MGA, Contra-Almirante Arcádio Salustiano Epalanga; o Comandante do CIAW, Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa; o Subchefe de Orçamento e Plano Diretor do Estado-Maior da Armada, Contra-Almirante Paulo Ricardo Finoto Colaço; e Adido de Defesa Naval, do Exército e Aeronáutica junto à Embaixada de Angola no Brasil, Capitão-de-Mar-e-Guerra Augusto Alfredo Lourenço.

Autoridades que compuseram a mesa durante a cerimônia de formatura

A Marinha do Brasil disponibiliza o Curso de Formação em parceria com as Marinhas Amigas, cooperando na Área de Ensino e fortalecendo nossos laços de amizade. A primeira turma foi formada em 2014, com 12 angolanos e 17 namibianos, quando atingiu grande reconhecimento por parte dos alunos e das autoridades. No mesmo ano, foi iniciada a turma que agora se formou.