Prof. Dr. William Phillips, Prêmio Nobel de Física, faz palestra no CIAW

 

No dia 31 de janeiro de 2020, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) recebeu a visita do laureado com o Prêmio Nobel de Física, Prof. Dr. William Daniel Phillips, que proferiu a palestra sobre “Relógios Atômicos e os Sistemas de Navegação” aos alunos do Curso de Aperfeiçoamento Avançado para Oficiais (C-ApA), do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais (C-Ap) e do Ciclo Pós Escolar (CPE).

 



CIAW recebe o Prof. Dr. William Daniel Phillips

 

Citando métodos e pesquisadores de renome na área (dentre eles o Diretor do Instituto de Física da Universidade de São Carlos, presente no auditório, Professor Doutor Vanderlei Salvador Bagnato – vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto 2019), o pesquisador do Grupo de Retenção e Resfriamento a Laser do National Institute of Standards and Techonology (NIST), discursou e respondeu a perguntas abertas ao público.

O Prof. Phillips recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1997 por seus experimentos usando luz de laser para reter e resfriar átomos de césio, ajudando a criar relógios atômicos mais precisos – e sendo usados hoje como padrões primários de tempo e para controlar a frequência nos sistemas globais de navegação por satélite (GPS).

 



O laureado com o Prêmio Nobel de Física discursa sobre relógios atômicos

 

Estiveram presentes as seguintes autoridades: o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra RENATO RODRIGUES DE AGUIAR FREIRE; o Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante HENRIQUE RENATO BAPTISTA DE SOUZA; o Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, Contra-Almirante (C Alte) RENATO GARCIA ARRUDA; a Diretora de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, C Alte (EN) LUCIANA MASCARENHAS DA COSTA MARRONI e o Assessor de Relações Institucionais e Comunicação Social da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, C Alte (RM1) PAULO CESAR DEMBY CORRÊA, acompanhados do Comandante do CIAW, C Alte Ricardo Pereira da Silva.