Autoridades e alunos na Cerimônia de Conclusão do CFOMA 2018/2020

No dia 24 de janeiro de 2020, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) realizou a Cerimônia de Conclusão do Curso de Formação de Oficiais para Marinhas Amigas (CFOMA 2018 / 2020). Oferecido pela Marinha do Brasil em parceria com Marinhas Amigas, o CFOMA contribui para a área de Ensino e fortalece os laços de amizade entre os países envolvidos, para os quais os alunos retornam após um ano e meio de sólida formação.


Autoridades e alunos na Cerimônia de Conclusão do CFOMA 2018/2020

A terceira turma do CFOMA a se formar no Brasil é composta por oito alunos de quatro países: Cabo Verde, Guiana, Paraguai e Timor-Leste.

Os alunos passam por três etapas de ensino: Ensino Militar-Naval, Ensino Profissional (com disciplinas nas áreas de Armamento, Eletrônica, Comunicações, Máquinas e Eletricidade Naval) e, por fim, o estágio, realizado nos navios subordinados ao Comando do Primeiro Distrito Naval.

A cerimônia foi Presidida pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire. Dentre as autoridades militares, estiveram presentes o Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza e o Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, Contra-Almirante Renato Garcia Arruda. Dentre as autoridades civis, a Cônsul da República do Paraguai, Sra. Lurdes Bridez; o Cônsul da República de Cabo Verde, Sr. Pedro Antônio dos Santos, e o Presidente da SOAMAR-RJ, Dr. José Antônio de Souza Batista, acompanhados do Comandante do CIAW, Contra-Almirante Ricardo Pereira da Silva.