Primeiro Simpósio para Adaptadores, realização do CIAW

O Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) promoveu, no dia 23 de janeiro, o Primeiro Simpósio para Adaptadores. Destinado ao adestramento dos adaptadores do CIAW, o evento busca prevenir as lesões osteomusculares, rabdomiólise e outros distúrbios devido ao calor e exercício, durante o período de adaptação dos alunos do Curso de Formação de Oficiais, Serviço Militar Obrigatório e Serviço Militar Voluntário.
Uma intensa programação marcou o evento inédito durante todo o dia. No total, o Simpósio contou com seis palestras. “Liderança e valores” foi o tema abordado pelo CMG (RM1-FN) Remylson Henrique de Souza Laport; “Rabdomiólise: prevenção e tratamento emergencial” e “Distúrbios provocados pelo calor e esforço físico: regulação térmica durante o treino” foram as palestras proferidas pelo CF (Md) Luiz Fernando Costa Carvalho. 


Primeiro Simpósio para Adaptadores, realização do CIAW

Na sequencia, “O que é preciso saber sobre a criação e implementação de um programa de prevenção de lesões musculoesqueléticas” foi o assunto do Encarregado da Divisão de Fisioterapia do CEFAN e pesquisador do LABOCE-CEFAN, CC (S) Thiago Jambo Alves Lopes; “Controle de carga de treinamento: do sucesso no esporte ao desconhecimento no meio militar” foi apresentada pelo Fisiologista e Analista de dados do time de futebol feminino militar da Marinha, 1T (RM2-T) Celso José da Silva Junior; por fim, retornou o CC (S) Thiago Jambo Alves Lopes, encerrando as atividades do Simpósio com a palestra “Prevenção de lesões: como usar as experiências positivas do esporte e adaptá-los ao meio militar?”. O ineditismo do evento marcou uma plateia receptiva e curiosa, dada a relevância do assunto e as perguntas realizadas, respondidas pelos palestrantes do Primeiro Simpósio para Adaptadores.