CIAW forma 347 novos Oficiais para a Marinha do Brasil

No dia 14 de dezembro de 2019, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) realizou a Cerimônia de Nomeação dos Novos Oficiais do Curso de Formação de Oficiais (CFO 2019). Os 347 alunos da Turma "Visconde de Inhaúma" receberam suas platinas e espadas durante a cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra (Alte Esq) Ilques Barbosa Junior.


Turma "Visconde de Inhaúma" (CFO 2019) formada no Campo de Esportes

Após nove meses de dedicados estudos, os candidatos aprovados para os diversos Corpos e Quadros da Marinha do Brasil foram habilitados ao exercício, na paz ou na guerra, de atividades técnico-administrativas e das funções previstas para Oficiais Subalternos, inerentes aos primeiros postos da carreira naval, em Organizações Militares de todo o país.

A Turma do CFO 2019 é composta por 347 Oficiais (212 homens e 135 mulheres), distribuídos por dez Corpos e Quadros, sendo: oito do Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais (QC-FN), dez do Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha (QC-IM), 67 do Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM), 132 do Quadro de Médicos (Md), 15 do Quadro de Cirurgiões Dentistas (CD), 17 do Quadro de Apoio à Saúde (S), 28 do Quadro Técnico (T), três do Quadro de Capelães Navais (CN), 47 do Quadro Auxiliar da Armada (AA) e 20 do Quadro Auxiliar de Fuzileiros Navais (AFN).


A Primeiro-Tenente (T) Laura de Andrade Moura Galvão, primeira colocada geral do CFO 2019,
recebe sua espada do Comandante da Marinha

Dez alunos foram premiados como primeiros colocados em seus respectivos Quadros. Em ordem alfabética, são eles: 2ºTen (QC-FN) Alexandre Batista da Silva Filho; 1ºTen (CD) Alvaro Cupello de Vasconcelos; 1ºTen (CN) Antônio Adriano Vale; 2oTen (QC-IM) Gabriela Lessa Santos Abreu; 2ºTen (AA) João Carlos Machado da Cruz; 1ºTen (T) Laura de Andrade Moura Galvão; 1ºTen (EN) Luís Guilherme Serra Freire; 1ºTen (S) Luisa Helena Barbosa Sousa; 2ºTen (AFN) Nei Lins de Oliveira e 1ºTen (Md) Táyra Dall’Oglio Hoffmann Gomes Ferreira.

Além do Comandante da Marinha, estiveram presentes o ex-Ministro da Marinha, Alte Esq Mauro Cesar Rodrigues Pereira, os ex-Comandantes da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto e Alte Esq Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o Chefe do Estado-Maior da Armada, Alte Esq Celso Luiz Nazareth, Ministros do Superior Tribunal Militar, membros do Almirantado, Oficiais Generais e demais autoridades civis e militares.