Oficiais-Alunos do CIAW fazem visitas técnicas a Embratel e Estação Rádio da Marinha

Nos dias 23 e 26 de março de 2018, os alunos do Curso de Especialização em Eletrônica (C-Espc-ELT), do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk CIAW), visitaram, respectivamente, as instalações da Embratel, em Guaratiba, e da Estação Rádio da Marinha no Rio de Janeiro (ERMRJ), na Ilha do Governador.

Acompanhados pela Capitão de Mar e Guerra (RM1-EN) Gelza de Moura Barbosa, instrutora do Centro de Eletrônica, Comunicações e Tecnologia da Informação do CIAW, os Oficiais-Alunos foram apresentados às tecnologias existentes no país na área de Telecomunicações com as quais irão trabalhar nos navios da Marinha do Brasil.


Capitão de Mar e Guerra (RM1-EN) Gelza, instrutora do CIAW (ao centro),
acompanha turma do C-Espc-ELT 2018 em visita técnica à Embratel

Além dos sistemas de rádio e das estações de controle das comunicações, as visitas técnicas — previstas no currículo do curso — lhes permitiram conhecer os sistemas de satélites geoestacionários e o Controle Secundário do satélite brasileiro que está instalado na ERMRJ.

A turma do C-Espc-ELT 2018 é composta por 37 Oficiais-Alunos, dentre os quais, dois estrangeiros, das Marinhas de Nigéria e Senegal. Com duração de 16 semanas, o curso tem como propósito habilitar o Oficial para o cumprimento de tarefas profissionais inerentes a especialização em Eletrônica, visando o desempenho das funções previstas nos primeiros postos da carreira.


Oficiais-Alunos conhecem as instalações da ERMRJ