CIAW realiza aula inaugural do C-ApA 2017

No dia vinte e quatro de outubro de dois mil e dezessete, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) recebeu a visita do Exmo. Sr. Almirante de Esquadra ILQUES BARBOSA JUNIOR, Chefe do Estado-Maior da Armada, para proferir a Aula Inaugural do Curso de Aperfeiçoamento Avançado (C-ApA), com o tema "Era do Conhecimento: Impacto no Poder Naval".

 

Almirante de Esquadra ILQUES ministra Aula Inaugural para o C-ApA

O C-ApA tem o propósito de aprofundar os conhecimentos científicos dos Oficiais, aumentando sua capacidade crítica para aprimorar os Sistemas de Armas da Marinha, sendo uma fonte de inovação e de vantagem tecnológica para a MB. Abrange seis áreas de conhecimento: Guerra Eletrônica (GE); Segurança da Informação e Comunicações (SIC); Sistema de Armas (SA); Tecnologia Nuclear (TN); Sistema de Controle e Eletricidade para Navios (SCELN); e Propulsão Naval (PN). A turma é constituída por 125 Oficiais-Alunos, sendo 3 Capitães-Tenentes e 122 Primeiros-Tenentes, dos quais, 55 aperfeiçoados em Máquinas, 16 em Comunicações, 35 em Armamento e 19 em Eletrônica e a realização do curso contará com instituições parceiras como a ITA, PUC, CTMSP e COPPE-UFRJ.

 

Almirante de Esquadra (Refº) MAURO CESAR RODRIGUES PEREIRA discursa para os alunos

 

O evento contou com a presença de diversos Almirantes, dentre os quais o ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) MAURO CESAR RODRIGUES PEREIRA, que discursou para os alunos expressando sua satisfação com o início desse curso, tão singular para a carreira dos futuros líderes navais e enalteceu a importância do CIAW como instituição militar de ensino de nível superior, no que tange à formação, especialização e aperfeiçoamento de Oficiais.