Histórico

- CAANB -

           O Centro de Adestramento Almirante Newton Braga (CAANB), com sede no Rio de Janeiro, RJ,foi criado pela Portaria nº 86, do Comandante da Marinha, em 15 de março de 2010, com o seu núcleo de implantação constituído pela Portaria nº 26, do Diretor de Administração da Marinha, de 29 de abril de 2010. Suas atividades foram regulamentadas pela Portaria nº 51 de 27 de agosto de 2010, da Secretaria-Geral da Marinha.  A inauguração do Núcleo foi presidida pelo Secretário-Geral da Marinha, Almirante-de-Esquadra Marcos Martins Torres.

 

Histórico

 

AE PRADO MAIA   |    AE TORRES   |   VA(IM) ALVAREZ

 

           No dia 29 de setembro de 2010, em cerimônia presidida pelo Secretário-Geral da Marinha, Almirante-de-Esquadra João Afonso Prado Maia de Faria, com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Vice-Almirante(IM) Indalecio Castilho Villa Alvarez, mais antigo do CIM e ComImSup da nova OM, de acordo com a Ordem-do-Dia número 003/2010 do SGM o CAANB foi ativado. Tomou posse como Diretor o Capitão-de-Mar-e-Guerra(IM) Rogério Cirilo (Ordem de Serviço 001/2010).

Histórico

VA(IM) Alvarez   |    AE Prado Maia   |   CMG(IM) Rogério Cirilo


Termo de Ativação

Termo de Ativação


Primeira Tripulação

Primeira Tripulação

Relação do pessoal


- CIANB -

           Com o advento da Estratégia Nacional de Defesa, a qual implicará no aumento de efetivo da Marinha, a Administração Naval percebeu a necessidade da ampliação do número de vagas nos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) de todos os Corpos e Quadros da Marinha. Em decorrência das limitações do CIAW em ampliar seus espaços físicos para atender esta nova demanda, a solução proposta pela Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM), após IAM realizada na DEnsM, foi a transferência dos cursos ministrados na Escola de Administração e Intendência do CIAW para o recém-criado Centro de Adestramento Almirante Newton Braga (CAANB).

           No intuito de verificar a viabilidade, oportunidade e conveniência da sugestão apresentada, a DGPM solicitou à SGM que estudasse a possibilidade de realizar a transferência dos cursos de Aperfeiçoamento de Intendência para Oficiais (CAIO), Especialização em Intendência (C-Espc-INT), Aperfeiçoamento Avançado em Planejamento e Finanças (C-ApA-PlanFin), do Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Administração Logística de Material (C-ApA-LOGMATERI) e do Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Organizações Prestadoras de Serviços (C-ApA-OMPS) a partir de 2014 para o CAANB e encaminhasse os respectivos subsídios. A SGM incumbiu a DAdM de levantar os devidos subsídios sobre a viabilidade ou não dessa transferência.

           Em 05/10/2012 foi constituído, pela Portaria nº 58 da DAdM, o Grupo de Trabalho (GT) composto por representantes do CIAW, DGOM, DAdM, DAbM, CAANB e BAMRJ, cujo propósito seria  analisar a viabilidade da referida  transferência. O GT constituído concluiu sobre a viabilidade da transferência dos cursos do CIAW para o CAANB, a partir de 2014, com a necessidade de adaptações nas atuais instalações do CAANB e na infraestrutura da BAMRJ, e a construção de um novo Centro, com previsão de prontificação em 2016, e que fosse capaz de receber, além de todo o contingente dos cursos do CIAW, o pessoal que realiza adestramentos nas áreas de interesse do setor SGM.

           Fruto destas novas atribuições, o CAANB, criado pela Portaria nº 86, do Comandante da Marinha, em 15 de março de 2010, passou a ser designado como Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) de acordo com a Portaria nº 367, do Comandante da Marinha, de 09 de julho de 2013, que alterou o art. 1º da Portaria nº 86 de 15 de março de 2010, do Comandante da Marinha, que dispunha sobre a criação do Centro de Adestramento Almirante Newton Braga (CAANB), que passa a vigorar com a seguinte redação:

           “Art. 1º Fica criado o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB), organização militar com semiautonomia administrativa, devendo ser apoiada pela Base de Abastecimento da Marinha no Rio de Janeiro, que proverá os recursos de apoio ao pessoal e parcialmente de execução financeira necessários à execução de suas tarefas, com sede na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, subordinado à Diretoria de Administração da Marinha, sob a supervisão técnica da Diretoria de Ensino da Marinha, para capacitar militares e servidores civis que exercem os serviços de intendência, contribuindo para o aprimoramento profissional do Pessoal da Marinha do Brasil, nas áreas de conhecimento de interesse do setor da Secretaria-Geral da Marinha, sob a Direção de um Capitão-de-Mar-e-Guerra do Corpo de Intendentes da Marinha.”.