CIANB realiza cerimônia de Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Intendência para Oficiais (CAIO)

     No dia 10 de dezembro, o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) realizou a cerimônia de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Intendência para Oficiais (CAIO), Turma 2018. A cerimônia foi presidida pelo Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Liseo Zampronio, e contou com a presença de diversas outras autoridades, dentre elas, o Diretor de Abastecimento da Marinha e Decano do Corpo de Intendentes da Marinha, Vice-Almirante (IM) Sérgio Luiz de Andrade, o Coordenador do Orçamento da Marinha, Vice-Almirante (IM) Jayme Teixeira Pinto Filho, o Assessor Especial do Ministro de Estado da Defesa, Vice-Almirante (IM) Marcelo Barreto Rodrigues, e o Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes.

    Na ocasião, 69 Oficiais-alunos, nos postos de Capitão-Tenente e de Primeiro-Tenente do Corpo de Intendentes da Marinha, receberam seus certificados de conclusão de curso e distintivos de aperfeiçoamento, cumprindo uma importante e imprescindível etapa de suas carreiras, após um período de mais de dez meses de dedicação exclusiva à vida acadêmica. Fizeram também parte da Turma 2018 do CAIO, dois Oficiais estrangeiros de Marinhas Amigas, pertencentes à Armada Argentina e à guarda-Costeira de Cabo Verde, em uma relevante oportunidade de integração e compartilhamento de experiências. Destacaram-se dentre eles, tendo sido premiados durante a cerimônia, os seguintes Oficiais-alunos, primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente: Primeiros-Tenentes (IM) Leandro Ribeiro dos Santos Montenegro, Leonardo Câmara de Araújo da Fonseca e Ricardo Araújo de Castro.

    O CAIO tem por propósito atualizar e ampliar os conhecimentos necessários ao desempenho de cargos e ao exercício de funções próprias de graus hierárquicos intermediários e superiores da carreira do Oficial do Corpo de Intendentes da Marinha e de áreas técnicas. Sua edição 2018 foi desenvolvida em parceria com a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos – COPPETEC/UFRJ, sendo ministrado durante 46 semanas e com uma carga horária de 1610 horas. Ao final do curso, os concludentes recebem dois diplomas de pós-graduação Lato Sensu, sendo um concedido pelo CIANB e outro pela Instituição de Ensino Superior (IES), no caso, a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

Autoridades e demais presentes à Cerimônia de Conclusão do CAIO-2018

Autoridades e demais presentes à Cerimônia de Conclusão do CAIO-2018

 

 

Primeiro colocado do CAIO-2018, 1ºTen (IM) Montenegro, sendo agraciado pelo Secretário-Geral da Marinha, Alte Esq Liseo, com a Medalha-Prêmio Almirante Newton Braga

Autoridades e demais presentes à Cerimônia de Conclusão do CAIO-2018