Em 16 de junho, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) realizou a Cerimônia de Formatura do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), que foi presidida pelo Sr. Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga e contou com a presença de diversos Almirantes do Corpo de Fuzileiros Navais.
O Curso de Formação dos Soldados Fuzileiros Navais da Turma I/2023 teve início em 06 fevereiro, tendo sido realizado ao longo de intensas 18 semanas. Passarão a compor as fileiras do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) 432 novos Combatentes Anfíbios, que concluíram o Curso com aproveitamento.
A cerimônia foi prestigiada por autoridades civis e militares, além dos familiares dos alunos. A solenidade contou com apresentações do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa do Corpo de Fuzileiros Navais, que surpreendeu a todos com a habilidade no manejo do fuzil e da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, que executou dobrados militares e algumas canções populares adaptadas enquanto realizavam suas tradicionais evoluções. Em seguida, os formandos adentraram ao campo ao som da Canção do CIAMPA, em uma evolução, que contagiou a todos os presentes.
Neste dia, na presença de seus familiares e amigos, os Soldados Fuzileiros Navais da Turma I/2023 realizaram o Juramento à Bandeira Nacional. Na sequência, foi realizada a premiação dos primeiros colocados do curso e dos alunos destaques pelas autoridades presentes. Após a aposição das divisas de Soldados pelas madrinhas e padrinhos, foi realizado o desfile em continência ao Comandante-Geral do CFN e, por fim, a formação da sigla CIAMPA.
Com o propósito de formar Soldados para o Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (CPFN), cabe ao CIAMPA assegurar aos Aprendizes-Fuzileiros Navais (A-FN), sob sólida formação moral e militar-naval, a habilitação necessária ao exercício das tarefas destinadas aos Soldados do CFN.