CIAGA REALIZA AULA INAUGURAL DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE

No dia 1º de fevereiro de 2019, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), foi realizada a Aula Inaugural do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), que marca o início do ano letivo, com a presença do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, de autoridades navais, da Comunidade Marítima, de professores e do Corpo de Alunos.

 

Como objetivo de colaborar com a formação dos futuros mercantes, a Capitã de Longo Curso HILDELENE LOBATO BAHIA, primeira mulher a comandar um navio no Brasil, ministrou a aula para 473 alunos, sendo 118 alunas. O tema apresentado foi: “Empoderamento das mulheres na Comunidade Marítima”.

 

Esse tema foi selecionado pela Organização Marítima Internacional (IMO), para 2019, como uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero e ressaltar a significante contribuição que realizam as mulheres de todo o mundo no setor marítimo.

 

A Comandante HILDELENE defendeu a desmitificação de que o ambiente a bordo é hostil, sendo possível trabalhar, em harmonia, marinheiros e marinheiras em uma mesma tripulação. O CIAGA busca incentivar os alunos e solidificar sua formação por meio da transmissão de conhecimento de mercantes experientes. A Capitã de Longo Curso HILDELENE é um exemplo que motiva os alunos a seguirem a carreira marítima.

 

 

Capitã de Longo Curso HILDELENE e as 118 alunas da EFOMM

 

Capitã de Longo Curso HILDELENE palestrando para alunos da EFOMM