CIAGA realiza Seminário sobre Eficiência Energética e Energias Renováveis

Nos dias 24 e 25 de maio de 2018 foi realizado o Workshop Eficiência Energética e Energias Renováveis no auditório do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Dividido em três blocos, o primeiro dia teve como tema Energias Renováveis Aplicadas à Mobilidade, o segundo bloco de palestras teve como tema Eficiência Energética – Novas Ideias e Suas Aplicações; e com foco em Inovações na Área de Energia, o terceiro bloco de palestras fechou o Workshop.

Ao final de cada rodada, os palestrantes se reuniram com um mediador para uma “mesa redonda”, onde as dúvidas dos presentes foram respondidas. CMG (RM1) Silva Junior, Assessor da Comissão Interna de Conservação de Energia da Marinha (CICEMAR), Francisco Silva, Assessor Técnico Regulatório da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e Roberto Musser, Coordenador de Planejamento Gestão e Eficiência Energética da Light, integraram a banca de mediadores do Workshop.

O evento contou com a presença do pessoal da MB, estudantes universitários e instituições de ensino. Além das palestras, houve exposição de projetos relacionados ao uso de energias renováveis. Dentre os expositores, a Equipe Faraday E-Racing, formada por alunos da UFF, levou o protótipo de carro de corrida elétrico da Fórmula SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos), a FAETEC levou o Guarda Sol Alternativo que capta energia solar e distribui em um cabo USB, a Equipe Time Brasil, formada pela Escola Naval e UFRJ expôs o Barco Solar Almirante Tamandaré, a distribuidora de energia elétrica ENGIE levou o carro elétrico modelo Smart, entre outros expositores.

Os esforços somados para a condução do evento reafirmam o compromisso da Marinha do Brasil com o consumo de energia mais eficiente, sustentável e que demande menos recursos financeiros, visando à redução de custos da Força com energia elétrica. Também reafirma o interesse na criação de alternativas voltadas para o aprimoramento e implementação de ações que insiram a MB em um ambiente de gestão inteligente de energia.

Auditório Almirante Newton Braga, onde ocorreu o Workshop Eficiência Energética e Energias Renováveis.