Na manhã do dia 10 de janeiro de 2022, os candidatos se apresentaram no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), com o propósito de finalizar a última fase do Processo Seletivo da EFOMM. Verificados seus respectivos documentos, os, então, adaptandos, estão aptos a singrar o desafiador Período de Adaptação.
A semana de adaptação começou com a realização de procedimentos preventivos contra a COVID-19. Todos foram submetidos a um teste de detecção de COVID-19 e aqueles que apresentaram o resultado positivo foram liberados e passaram a cumprir o isolamento social. Tendo sido tomadas as devidas medidas sanitárias, a adaptação prosseguiu com palestras sobre os setores de Educação Física e Religioso. Terminadas as palestras, os adaptandos se dirigiram para as salas de aula, onde receberam diversas instruções, tanto sobre o CIAGA e sua parte militar quanto sobre a carreira Mercante que os esperam mais a frente.
Todos os dias, depois do desjejum, os adaptandos praticam Treinamento Físico Militar (TFM), composto de corrida, natação e exercícios físicos. Além disso, também são ministradas instruções teóricas e práticas de remo, com o intuito de proporcionar a oportunidade tanto de remarem quanto de velejarem.
Os adaptandos tiveram a grata surpresa de que iriam embarcar em navios da Marinha do Brasil, onde experimentaram seu primeiro contato com a vida de bordo e puderam sentir o verdadeiro cheiro do mar e se encantar com a esteira do navio sumindo no horizonte.
Fonte e para mais informações, acesse: https://www.jornalpelicano.com.br/
Instrução de remo e vela
Embarque dos adaptandos em navios da Marinha do Brasil