INAUGURAÇÃO DA RÉPLICA DO MASTRO DO PRIMEIRO NAVIO-ESCOLA DA MARINHA MERCANTE BRASILEIRA, WENCESLAU BRAZ

No dia 31 de janeiro de 2020, ocorreu, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a Inauguração da réplica do mastro do Primeiro Navio-Escola da Marinha Mercante Brasileira, Wenceslau Braz.

Construído em 1882, pelo Arsenal de Marinha da Corte, foi batizado como Corveta “Primeiro de Março”, em homenagem à data em que terminou a Guerra do Paraguai em 1870. Em 1884, foi reclassificado como Cruzador e serviu à Esquadra de Evoluções, que era o núcleo mais moderno da Armada à época. Em 1890, passou a servir como Navio-Escola para a Marinha de Guerra. Teve sua baixa em 1917, quando foi entregue ao Lloyd Brasileiro para servir como Navio-Escola dos Aspirantes a Piloto da Marinha Mercante, sendo batizado com o nome de “WENCESLAU BRAZ”. Após passar por importantes reformas, realizou a primeira viagem de instrução, na qual levou os futuros pilotos para Florianópolis. O suspender do Rio de Janeiro, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Presidente da República Exmo. Sr. WENCESLAU BRAZ e o Ministro da Marinha Almirante Alexandrino de Alencar, que havia sugerido a passagem do navio para o Lloyd Brasileiro.

A cerimônia contou com as presenças do ex-Comandante do CIAGA, Almirante de Esquadra FORTUNA, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO, dos ex-Comandantes do CIAGA, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante VIAMONTE, e também com a participação da Comunidade Marítima e dos alunos.