CIAGA REALIZA 47ª REGATA A VELA

No dia 5 de outubro, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) realizou, na Baía de Guanabara, a 47ª Regata a Vela CIAGA, com o apoio do Clube Naval Charitas.

O evento contou com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra LEONARDO PUNTEL, do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra MARCELO FRANCISCO CAMPOS, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, de representantes da comunidade marítima, de autoridades convidadas e da Família Naval.

A Regata CIAGA tem grande importância no cenário esportivo, fazendo parte do calendário oficial da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro. A competição teve o patrocínio da Praticagem do Brasil, CONAPRA, FEMAR e Abrigo do Marinheiro, instituições que acreditam na essência desse esporte como instrumento de educação.

O bom tempo, com céu claro e vento favorável, proporcionou disputas acirradas nas diversas classes, contribuindo para o sucesso da regata. O objetivo maior é promover e fomentar as atividades náuticas, desenvolvendo nos competidores a mentalidade marítima e despertando o sentimento e a vocação pelos usos, costumes e tradições do mar.

Cumpre destacar a participação dos alunos da Escola de Formação da Marinha Mercante (EFOMM), que obtiveram a 2ª colocação na Classe RGS A com o Veleiro “Orion CONAPRA”, a 3ª colocação na Classe Ranger 22 com o Veleiro “Polaris”, a 3ª colocação na Classe Velamar 22 com o Veleiro “Alegrete”, as 2ª e 3ª colocações na Classe Escaler com os Veleiros “Sol” e “Regulus”, respectivamente, as 2ª e 3ª colocações na Classe Laser STD com os barcos comandados pelos alunos DIEGO MATOS e ICARO FERREIRA, respectivamente, e a 3ª colocação na Classe Laser Radial com o barco comandado pelo aluno LUIZ GABRIEL HAAG.