REINAUGURAÇÃO DO SIMULADOR DE PASSADIÇO DO GRÊMIO DE NÁUTICA DO CIAGA

No dia 21 de agosto de 2019, foi realizada a cerimônia de reinauguração do Simulador de Passadiço do Grêmio de Náutica do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Trata-se de um equipamento do tipo Part Task Training (PTT), fabricado pela technomar, capaz de simular as complexas manobras diárias de navios contêineres de até 366 metros, petroleiros, graneleiros e de carga geral, nos Portos de Santos, Rio Grande, Rio de Janeiro e Manaus, sob diferentes condições climáticas.

A nova estrutura do Simulador de Passadiço do Grêmio de Náutica foi reinaugurada pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante ROBERTO GONDIM CARNEIRO DA CUNHA, acompanhado pelo Comandante do CIAGA, Contra-Almirante AMINTAS DA SILVA VIAMONTE, pelo Capitão de Longo Curso JOSÉ MENEZES FILHO e pelos Práticos da Barra do Rio Grande REGINALDO GOMES PANTOJA e CARLOS JESUS DE OLIVEIRA SCHEIN. Além dessas autoridades, o evento contou com a presença de militares, professores e alunos do CIAGA.

A modernização desse equipamento teve a contribuição da Praticagem da Barra do Rio Grande, do Prático REGINALDO GOMES PANTOJA e do Capitão de Longo Curso JOSÉ MENEZES FILHO, ao patrocinarem a reestruturação desse simulador, que muito estimula o ensino da prática de navegação, fundamental para o aprimoramento técnico-profissional dos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).