Após a pré-matrícula, os candidatos passarão ao período de adaptação, com duração de duas semanas, que tem como objetivo integrar e ambientar o candidato à estrutura organizacional do Centro de Instrução e iniciar a sua formação militar.
Nesse período os candidatos são submetidos a diversas atividades que envolvem preparo físico e psicológico. São ministradas palestras com o intuito de instruí-los sobre os diversos assuntos que abrangem a vida do Oficial da Marinha Mercante, além dos direitos, deveres, regulamentos internos da escola e sobre a rotina da EFOMM após o período de adaptação.
Vencidas as etapas do Concurso de Admissão e Período de Adaptação, o candidato será matriculado no Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, com duração mínima de sete semestres - para o curso de Máquinas - e de oito semestres - para o curso de Náutica. Simultaneamente, será também matriculado (homens e mulheres), mesmo que já tenha prestado o serviço militar, no Núcleo de Fomação de Oficiais da Reserva da Marinha - NFORM, na condição de Aluno do Orgão de Formação de Oficiais da Reserva, com precedência hierárquica equivalente a 3º Sargento.
O curso será realizado em regime de internato, com licenças nos finais de semana, feriados e nas férias escolares. O curso é gratuito e o CIAGA fornece alimentação, alojamento, uniformes, roupa de cama e assistência médica-odontológica, psicológica, social e religiosa. A partir da matrícula, os alunos passam a receber uma remuneração mensal, cujo valor está previsto na Lei de Remuneração dos Militares.
Nos dois primeiros semestres letivos os alunos receberão as noções básicas para o conhecimento e facilitação da escolha do ramo de atividade a ser exercido na futura profissão, orientando-os para um dos seguintes cursos:
:. NÁUTICA => destinado a formar o Oficial de Náutica, a quem compete o manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo; e
:. MÁQUINAS => destinado a formar o Oficial de Máquinas, habilitando-o a conduzir e manter as instalações de máquinas do navio.
A opção para o curso de Náutica ou de Máquinas será realizada pelo aluno ao término do segundo semestre, obedecendo rigorosamente ao critério de classificação, considerando o aproveitamento escolar obtido nos dois primeiros semestres letivos, dentro do número de vagas estabelecido para cada curso.
ADAPTAÇÃO: o que não pode faltar na sua mala?