CIABA INAUGURA PLANETÁRIO PARA ALUNOS DA EFOMM

 

 No dia 06 de dezembro, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, inaugurou o Planetário “Almirante de Esquadra Luiz Leal Ferreira”. O Planetário apoiará a infraestrutura de ensino destinada à formação dos futuros Oficiais da Marinha Mercante Brasileira.

 A construção do Planetário aconteceu após a parceria com os idealizadores do projeto, todos ex-alunos do CIABA.

A instalação recebeu o nome de Planetário “Almirante de Esquadra Luiz Leal Ferreira”, em homenagem ao Almirante Luiz Leal Ferreira, que foi comandante do 4ºDistrito Naval entre 1980 e 1982 e grande incentivador do Ensino Profissional Marítimo ministrado no CIABA.

O Planetário possui sete metros de diâmetro, capacidade para 35 pessoas, poltronas reclináveis e com avançada tecnologia de projeção de imagem realista em alta definição. O equipamento fará parte do rol de recursos instrucionais do Departamento de Simuladores do CIABA, além de ser o 2º da cidade de Belém. O empreendimento auxiliará os alunos do Curso de Náutica no aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, principalmente na disciplina “Navegação Astronômica”.

O evento contou com a presença do Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva (Comandante de Operações Navais), o qual presidiu a cerimônia, dos Almirantes de Esquadra Leonardo Puntel e Celso Luiz Nazareth (Ministros do Superior Tribunal Militar), do Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa (Comandante do 4º Distrito Naval), do Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho (Diretor de Portos e Costas) e do Vice-Almirante Valter Citavicius Filho.

Destacou-se também as presenças dos ex-alunos e idealizadores do Projeto: Capitão de Longo Curso José Menezes Filho e Prático Reginaldo Pantoja.

 Em virtude da situação epidemiológica atual, o evento foi restrito e teve a participação apenas do pessoal diretamente envolvido.

                                      Para melhor vizualização, clique com o ponteiro do mouse sobre as imagens.