VIVA O CIAA! TUDO PELA PÁTRIA, RUMO AO MAR! - 22 de Outubro de 2020 - 184 anos

ORDEM DO DIA Nº 3/2020

Assunto: 184º Aniversário do CIAA

Em 22 de outubro de 1836, pelo Decreto no 49, o Governo Imperial criou o “Quartel das Companhias Fixas de Marinheiros” buscando o preparo e o aumento da qualificação dos marinheiros do Brasil. Após receber quatro outras denominações e passar por diversas sedes, o Quartel de Marinheiros foi transferido para a atual sede em 1º de fevereiro de 1958.

Em 19 de outubro de 1987, o Quartel de Marinheiros recebeu uma nova missão ao ser incorporado ao Centro de Instrução Almirante Cunha Moreira. Tornou-se um órgão do Sistema de Ensino Naval, subordinado à Diretoria de Ensino da Marinha, com o propósito de capacitar militares dos diversos Corpos de Praças para o exercício, na paz e na guerra, das funções previstas nas Organizações Militares.

Em 1993, o Centro de Instrução de preparo e qualificação das Praças da Marinha do Brasil passa a homenagear, através de seu nome, o Almirante ALEXANDRINO FARIA DE ALENCAR com o Quartel de Marinheiros compondo a estrutura do CIAA como uma superintendência responsável pela formação dos reservistas navais.

O ano de 2020, indubitável e reconhecidamente, está sendo diferente, por conta da pandemia de COVID-19, um evento atípico e com elevado impacto para toda a sociedade. Nesse sentido, nosso Centro conseguiu guinar e adaptar-se ao novo momento. Diversas ações foram realizadas por cada uma das Superintendências, incrementando o trabalho em equipe dos diversos setores, reforçando nosso Espírito de Corpo.

A interrupção das aulas presenciais revelou-se uma oportunidade. Conceitos foram revistos e paradigmas quebrados, acelerando um processo que já vinha sendo desenvolvido. A educação na Marinha do Brasil vem passando por diversas transformações recentes, sendo uma delas a gradual migração dos Cursos de Aperfeiçoamento de Praças da modalidade presencial para o Ensino a Distância (EAD). O Curso de Aperfeiçoamento em Administração (C-Ap-AD), iniciado em 2 de abril de 2019, foi escolhido para servir como projeto-piloto desse processo, contando inicialmente com 3 disciplinas ministradas na modalidade EAD.

Em março de 2020 foram paralisadas as atividades escolares para os 2.006 alunos do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento (C-Esp-HabSG). Naquele momento, foi necessária uma rápida reação, sem abrir mão de um cuidadoso planejamento, a fim de adaptar o curso, adequadamente, à nova realidade. O CIAA apresentou à Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) uma proposta de alteração dos sumários das disciplinas, que foi autorizada diante da excepcionalidade vivida. Alunos e instrutores foram cadastrados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle), cumpriram um período de ambientação para uso da plataforma e iniciaram formalmente as atividades.

No mesmo diapasão, foram retomados os Cursos de Qualificação Técnica Especial (C-QTE), de Nivelamento para a Área Nuclear (C-Esp-NIVAN) e de Especialização (C-Espc), e foram iniciados os Cursos de Aperfeiçoamento (C-Ap). Um dos pontos fortes identificados nesse processo foi a disponibilização do material didático no meio digital, o que abriu caminho para novas perspectivas de interação do aluno com o conteúdo. Diante deste quadro, é possível afirmar que o CIAA deu um importante passo para a consolidação do ensino a distância, provando que as novas tecnologias na atividade de ensino são uma realidade.

O CIAA segue firme RUMO AO MAR e cumprindo sua missão de preparar e qualificar as praças da Marinha do Brasil, como foi idealizado ainda nos tempos do Império. O mar do futuro, as águas do século XXI, nos impõem desafios ímpares e velocidade de navegação elevada, devido às novas tecnologias que se desenvolvem. Contudo, seguimos firmes no rumo adotado, nos aprimorando e buscando a vanguarda da instrução das Praças da Marinha do Brasil.

Viva o CIAA! Tudo pela Pátria, Rumo ao Mar!


ALEXANDER REIS LEITE
Contra-Almirante
Comandante

 

Para conhecer mais sobre o histórico e sobre o Patrono do CIAA clique abaixo:

HISTÓRIA

PATRONO