Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento inicia no CIAA com 1.613 militares

Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento inicia no CIAA com 1.613 militares
Publicado 15FEV2021
 
Alunos do C-Esp-HabSG desfilam em continência no encerramento do período de adaptação
 

O ano letivo de 2022 de 1.613 Cabos da Marinha teve seu início no dia 26 de janeiro, após período de adaptação ao Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento (C-Esp-HabSG) do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Os alunos foram recebidos nos dias 11 e 12 deste mês, divididos em duas turmas de embarque, para realização de testes rápidos para COVID-19, além de procedimentos documentais.

 
Aluno é submetido a teste para COVID-19 no embarque no CIAA
 

Durante a adaptação, os cabos são preparados para o Ciclo Escolar do CIAA e para as funções a serem exercidas em sua futura graduação, com ênfase no Referencial de Competências inicial e continuada na formação comportamental militar-naval. Entre as atividades deste período foram ministradas lições no Circuito de Liderança, Ordem Unida, adestramentos em Segurança Orgânica, palestras do Núcleo de Assistência Social e do Serviço de Orientação Educacional.

O C-Esp-HabSG tem o objetivo de preparar os Cabos do Corpo de Praças da Armada (CPA) e do Corpo Auxiliar de Praças (CAP) para liderar as praças diretamente subordinadas, impondo-se pela lealdade, pela disciplina, pelo exemplo e pela conduta moral e profissional irrepreensível, mediante estrita observância dos preceitos da ética militar estabelecidos no Estatuto dos Militares; manter o estado físico, desenvolver a prática do comando e da autodisciplina; e assumir a responsabilidade integral pelas decisões que tomar, pelas ordens que emitir e pelos atos que praticar, no exercício de funções típicas da graduação de Terceiro-Sargento.