Em 7 de julho de 1980, foi promulgada a Lei nº 6.807, tornando a Marinha pioneira na participação das mulheres nas fileiras das Forças Armadas. Em alusão à data, o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) realizou uma série de eventos para homenagear os 41 anos das mulheres na Marinha do Brasil com abertura pela palestra “Mulher nas Forças Armadas, Violência de Gênero e Crime Militar”, proferida pela Juíza Federal da Justiça Militar Mariana Aquino no próprio 7 de julho.
No dia 8, as mulheres do CIAA, militares e civis, puderam conhecer mais sobre a cidade do Rio de Janeiro e sobre a Marinha a bordo do navio histórico Rebocador Laurindo Pitta, único remanescente da 1ª Guerra Mundial, e da Escuna Nogueira da Gama em passeio marítimo-cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
Foto: 3SG-SC Jéssica
Adicionalmente, foi lida a Ordem do Dia da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha em cerimônia com formatura de todo chamado “Corpo Feminino” de Praças, Oficiais e Servidoras Civis do Centro de Instrução.
Foram cumpridos os protocolos de combate à proliferação à COVID-19 em ambas as ocasiões.